Geral Mundo

Ex-premiê da Itália Mario Draghi receberá prêmio "Carlos V"

MADRID, 8 JUN (ANSA) – O ex-premiê da Itália e ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Mario Draghi receberá o prêmio “Carlos V” em uma cerimônia solene presidida pelo rei Felipe VI, no próximo dia 14 de junho, no Mosteiro de São Jerônimo de Yuste, na Espanha.

Por Da Redação

08/06/2024 às 18:41:31 - Atualizado há
Foto: ISTOÉ Independente

MADRID, 8 JUN (ANSA) – O ex-premiê da Itália e ex-presidente do Banco Central Europeu (BCE) Mario Draghi receberá o prêmio “Carlos V” em uma cerimônia solene presidida pelo rei Felipe VI, no próximo dia 14 de junho, no Mosteiro de São Jerônimo de Yuste, na Espanha.

De acordo com o comunicado divulgado neste sábado (8) pela Junta de Estremadura, o evento contará com a presença do vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, o alto representante de Política Externa da União Europeia, Josep Borrell, e o ex-presidente do governo espanhol, José María Aznar.

Também está prevista a presença de diversos representantes diplomáticos das embaixadas europeias e latino-americanas, entre eles o embaixador da Itália na Espanha, Giuseppe Buccino Grimaldi, o cônsul-geral de Portugal e membros diplomáticos de Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chipre, Croácia, El Salvador, Eslovênia, Finlândia, França, Lituânia, Panamá, Polônia, Portugal, Romênia e Ucrânia.

Na 17ª edição da premiação, o júri concedeu a Draghi o reconhecimento por “sua liderança à frente do Banco Central Europeu, que permitiu enfrentar uma das maiores crises já vivida na União Europeia desde a sua criação, encaminhando uma série de medidas enérgicas e audaciosas que ajudaram, em meio à recessão da economia europeia, a manter a estabilidade do euro e da autonomia do BCE”, bem como “salvar a moeda única, permitindo a Europa sair fortalecida da crise”.

Ao mesmo tempo, foi destacada “a forma exemplar com que Draghi promoveu os princípios éticos europeus como o da governança econômica” e enfatizou “sua extraordinária capacidade de previsão e diálogo ao serviço de uma Europa unida”, assim como “sua atenção e compromisso com a juventude”.

Draghi é o terceiro italiano a vencer o Prêmio Europeu Carlos V, que em 2016 foi entregue para a professora Sofia Corradi, conhecida como “Madre Erasmus” por ter iniciado o programa Erasmus da UE, e em 2018 para o atual vice-premiê e ministro das Relações, Antonio Tajani, “por seu trabalho em favor de uma Europa mais competitiva que garante um modelo eficaz e estratégico de crescimento sustentável”.

O prêmio espanhol é concedido a todas as pessoas, organizações, projetos ou iniciativas que contribuíram para o conhecimento geral e para o enriquecimento dos valores culturais, sociais, científicos e históricos da Europa, e para o processo de construção e integração europeia. (ANSA).

Fonte: Isto É
TAGS Mundo
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo