Geral destaque-coluna-1-sup

Dia Mundial do Meio Ambiente: como tornar o negócio mais sustentável

Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente.

Por Da Redação

05/06/2024 às 14:11:13 - Atualizado há

Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente. A data pode ser uma boa motivação para que as empresas de todos os setores e tamanhos coloquem em prática ações mais sustentáveis nos seus negócios. 

Eu conversei com a CEO da empresa curitibana Onda Eco, a economista Stefania Bonetti, e ela me disse que sustentabilidade não é só cuidar da natureza. Na sua opinião, já está na hora de todas as empresas saírem da inércia e darem os primeiros passos para salvar o planeta, nem que o primeiro passo comece com a simples separação do lixo.

Segundo Stefania, os consumidores estão cada vez mais exigentes e cobrando ações sustentáveis das empresas no momento de comprar um produto. Por isso, as companhias sustentáveis conseguem construir uma base de clientes leais, uma vez que os consumidores preferem apoiar negócios alinhados com suas preocupações éticas e sociais.

A curitibana Onda Eco foi criada há quatro anos e mais do que uma marca de produtos de limpeza ecológicos, a CEO da companhia define a empresa como um movimento, que gera impacto positivo ao evitar que as pessoas poluam o planeta enquanto limpam suas casas.

Stefania Bonetti cresceu tendo o mar como sua casa. Seus pais eram navegadores. Então, conviveu sempre com práticas sustentáveis. Também ajudou muito na sua formação o fato de ter estudado fora do País, onde teve acesso a soluções de sustentabilidade que eram desconhecidas no Brasil. Ela faz questão de ressaltar que o fato de o pai ser empresário e a família adotar um estilo de vida sustentável, acabou gerando um impacto positivo nos negócios.

Muitos empresários ainda enxergam a sustentabilidade como um custo. No entanto, para tornar uma empresa sustentável não é necessário fazer grandes investimentos. É possível implantar medidas com baixos custos operacionais.

Separar o lixo reciclável do orgânico é uma medida simples de ser implementada nas empresas. No caso de itens plásticos descartáveis é possível trocar por bens duráveis. Por exemplo: cada funcionário pode ter sua própria caneca, eliminando o uso de copos plásticos.

A digitalização também pode ser uma aliada do meio ambiente permitindo a diminuição do uso de papel. Empresas que enviam boletos impressos para os seus clientes podem aderir ao e-mail. E, internamente, caso precisar imprimir um documento, é recomendável fazer a impressão nos dois lados do papel.

Enfim, estas são medidas simples, mas que farão a diferença no meio ambiente.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo