Geral Nacional

30% dos cânceres têm relação com o tabaco, alerta especialista

Cerca de 30% dos cânceres em diversas partes do corpo, como boca, laringe, faringe, estômago, pâncreas, rim, bexiga e cólon, podem estar associados ao hábito de fumar.

Por Da Redação

31/05/2024 às 10:11:26 - Atualizado há

Cerca de 30% dos cânceres em diversas partes do corpo, como boca, laringe, faringe, estômago, pâncreas, rim, bexiga e cólon, podem estar associados ao hábito de fumar. Além disso, enfisema, bronquite crônica e o câncer de pulmão tem relação em 90% das vezes com o tabaco.

O pneumologista Marcos Günther explica que no curto prazo, o fumo afeta a função pulmonar pela competição do monóxido de carbono com o oxigênio no sangue, dificultando a oxigenação tecidual e aumentando a sensação de cansaço. Já a longo prazo, a exposição crônica à fumaça provoca alterações no corpo, levando a sintomas respiratórios como falta de ar e tosse.

O pneumologista ressalta que na queima do cigarro são produzidas mais de 7 mil substâncias, incluindo monóxido de carbono, amônia, nicotina, alcatrão, metais pesados como chumbo e cádmio, que geram inflamações crônicas, contribuindo para o desenvolvimento das doenças mencionadas. Os efeitos do tabagismo se estendem também ao sistema cardiovascular.

Para quem pretende parar de fumar, o especialista orienta a importância do aconselhamento médico e o uso de medicações e terapias, como adesivos e gomas de nicotina, para ajudar a reduzir os sintomas da abstinência.

Reportagem: Leonardo Gomes

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo