Litoral Cidades

Paranaguá deve ganhar sala de coworking totalmente gratuita para a comunidade; saiba mais

O local contará com computadores, mobiliário moderno, impressoras 3D, acesso à internet wi-fi e salas para capacitações em temas como inovação, criatividade, empreendedorismo e programação.

Por Da Redação

30/05/2024 às 21:07:42 - Atualizado há
O local contará com computadores, mobiliário moderno, impressoras 3D, acesso à internet wi-fi e salas para capacitações em temas como inovação, criatividade, empreendedorismo e programação. Foto ilustrativa/Inova Paraná

Com o objetivo de impulsionar a inovação e o empreendedorismo em Paranaguá, o Governo do Paraná anunciou a criação de uma sala de coworking e um Núcleo Regional de Inovação, Modernização e Transformação Digital (NRI) na cidade. O investimento total será de R$ 1,5 milhão, com recursos do Estado.

A sala de coworking, localizada em um espaço cedido pela Portos do Paraná, será totalmente gratuita para a comunidade e oferecerá estrutura completa para trabalho colaborativo. O local contará com computadores, mobiliário moderno, impressoras 3D, acesso à internet wi-fi e salas para capacitações em temas como inovação, criatividade, empreendedorismo e programação.

A iniciativa visa democratizar o acesso à tecnologia e ferramentas para o desenvolvimento de projetos inovadores, como protótipos e modelagem de produtos. “Este anúncio é muito importante para a comunidade portuária e para todo o Litoral do Paraná, pois mostra a preocupação do Estado e dos portos paranaenses em oferecer um espaço público, em conceito coworking, que apoie o desenvolvimento do comércio e do empreendedorismo local“, explicou Felipe Gama, secretário-geral da Portos do Paraná.

De acordo com Gama, a iniciativa vai estimular estudantes e trabalhadores a compartilharem recursos e experiências do mercado marítimo e portuário. "Além de oferecer ambientes propícios para capacitações em diversas vertentes", completa.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque (PSD), destacou a importância do investimento em inovação para diversificar a economia local, que hoje depende em grande parte da atividade portuária. “Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná e tem o porto como carro-chefe, mas precisamos fomentar outros segmentos, como o turismo, que se beneficiará muito da inovação. Essa iniciativa é um ganho para nosso município e para todo o Litoral", afirmou.

Núcleo Regional de Inovação, Modernização e Transformação Digital

O NRI, por sua vez, tem como objetivo promover o desenvolvimento nos setores público e privado da região, prestando apoio técnico às prefeituras no desenvolvimento de projetos de modernização. “O núcleo será responsável por orientar e acompanhar a execução de medidas que estimulem a cultura da inovação em Paranaguá“, explicou o secretário estadual de Inovação, Marcelo Rangel.

O Governo do Paraná acredita que a iniciativa contribuirá para a ampliação e unificação do desenvolvimento do estado, com a participação de municípios referência em suas regiões. “Vamos fomentar uma governança compartilhada, que engloba o Estado, prefeituras, instituições de ensino, Sistema S e a população“, completou Rangel.

*Com informações da AEN

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo