Quase 1 milhão de doses da vacina da dengue vão ser distribuídas nos próximos dias pelo Ministério da Saúde.
Quase 1 milhão de doses da vacina da dengue vão ser distribuídas nos próximos dias pelo Ministério da Saúde. Essa é a quinta remessa, que vai fornecer mais de 650 mil doses de reforço e outras 335 mil de ampliação.
Essa nova entrega vai contemplar outros 405 municípios, elevando para mais de1.700 aqueles que oferecem vacinação contra a dengue no país. Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos são o publico alvo da imunização. São necessárias duas doses da vacina para ter a proteção completa.
A nova remessa eleva para 3,65 milhões o número de doses distribuídas aos estados e municípios. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil comprou todo o estoque disponível de vacina contra a dengue no mercado internacional.
O total de doses, somada a uma quantia de imunizantes doados pelo laboratório, chega a 6,5 milhões para este ano e 9 milhões para 2025.
Ainda de acordo com o Ministério, as doses estão sendo entregues em parcelas, devido à capacidade de produção do laboratório. A pasta também informou que tem investido na produção de uma vacina brasileira, que está em fase final, pelo Instituto Butantan.
Até o fim de abril, os casos de dengue nas Américas ultrapassaram os 7 milhões, de acordo com a OMS. O número é maior do que todo o ano passado, quando foram registrados 4,6 milhões de casos da doença. Em comparação, globalmente, mais de 7,5 milhões de casos de dengue e cerca de 3 mil mortes foram registrados no mesmo período. Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados.