Grande Curitiba Araucária

Horto Municipal entregou cerca de 65 mil mudas somente em 2023

O Horto Municipal de Araucária, situado na região rural de Guajuvira, em frente à Igreja Bom Jesus, recebe visitantes diariamente e doa até 30 mudas por ano por pessoa residente no município.

Por Grande Curitiba

29/05/2024 às 12:56:37 - Atualizado há
Foto: Dicionário Online de Português

O Horto Municipal de Araucária, situado na região rural de Guajuvira, em frente à Igreja Bom Jesus, recebe visitantes diariamente e doa até 30 mudas por ano por pessoa residente no município. Somente em 2023, foram entregues em torno de 65 mil mudas à população.

No espaço, há dezenas de espécies de árvores nativas frutíferas, ornamentais, medicinais, de sombreamento, para reflorestamento e muito mais. As mais procuradas no ano passado foram hortência, azaleia, cipreste, cerca viva e jabuticaba. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), a qual administra o espaço, ressalta que a equipe que trabalha no Horto está à disposição dos munícipes para orientá-los sobre a melhor espécie a ser escolhida, mediante as necessidades e demanda apresentada.

Pelo expressivo número de mudas doadas em 2023, o papel do Horto Municipal de Araucária destaca-se pela sua importância junto à arborização da área urbana e rural da cidade, ou seja, tem relação direta com o tema da campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente 2024, comemorado anualmente em 05 de junho. Neste ano, o tema concentra-se na restauração na terra, na desertificação e na resiliência à seca, com o slogan "Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração".

O Horto Municipal fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

OUTRAS INICIATIVAS

A SMMA realiza diversas iniciativas que vão ao encontro do tema proposto para o Dia do Meio Ambiente 2024. Entre elas a coleta pública de recicláveis. São coletadas, em média, 70 toneladas por mês de resíduos sólidos que deixam de ser destinados aos cursos hídricos, ao solo e não precisam ser encaminhados ao aterro sanitário. Além deste tipo de coleta, a SMMA faz a coleta agendada de móveis e demais itens inservíveis, tendo como média 13 toneladas ao mês.

Sobre materiais recicláveis, também em 2023 foram distribuídas para órgãos públicos, escolas e empresas em Araucária mais de 2.500 unidades de caixas para separação de itens, através do programa Sua Atitude é Importante.

Também em 2023, mais de 8720 pessoas foram impactadas positivamente pelas ações promovidas pelo setor de Educação Ambiental, através de palestras, visitas guiadas no Parque Cachoeira, no Horto Municipal e na Associação Reciclar.

Ainda, vale destacar que, a cada ano, a SMMA planta aproximadamente 34.500 mudas de flores em canteiros e rotatórias do município. Além deste dado, vale comentar que nos últimos dois anos, 120 profissionais do município receberam capacitação para combater crimes ambientais em Araucária.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo