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Prefeitura de Porto Alegre encaminha cadastro para receber auxílio federal um dia após início dos pagamentos

Somente às 10 horas da manhã desta terça-feira (28) a Prefeitura Municipal de Porto Alegre encaminhou a primeira lista para o pagamento do Auxílio Reconstrução do governo federal.

Por Da Redação

28/05/2024 às 16:54:05 - Atualizado há

Somente às 10 horas da manhã desta terça-feira (28) a Prefeitura Municipal de Porto Alegre encaminhou a primeira lista para o pagamento do Auxílio Reconstrução do governo federal. Foram enviados dados de 24.516 famílias. Conforme nota divulgada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), a prioridade neste primeiro acesso foram pessoas desabrigadas/desalojadas.

Um segundo lote, no qual será priorizado o Registro Unificado, qualificado pela mancha da inundação, será encaminhado até o final da tarde desta terça-feira (28). Até o final do dia serão encaminhados registros de 40.700 famílias, afirma a nota.

A nota da prefeitura explica ainda aonde fazer o Registro Unificado. Preferencialmente pela plataforma On Line disponibilizada ainda na sexta-feira (24). Os endereços físicos poderão ser procurados de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h30 às 17h:

- Terminal Triângulo - Avenida Assis Brasil, 4320
- Complexo Cultural Esportivo da Bom Jesus e Centro de Referência da Juventude - Rua Marta Costa Franzen, 101
- Casa dos Conselhos - Avenida João Pessoa, 1110, esquina com a Venâncio Aires
- Estação Cidadania da Lomba do Pinheiro - Estrada João de Oliveira Remião, 5250, bairro Agronomia
- Estação Cidadania Restinga - Rua Arno Horn, 221, bairro Restinga
- Associação Comunitária Parque dos Maias (Acopam) - Rua Gamal Abdel Nasser 562, Rubem Berta

Das 9h às 17h:

- Departamento Municipal de Habitação (Demhab) - Avenida Princesa Isabel, 1.115.

Conforme informou o Sul21, a gestão da capital criou, na semana passada, o Registro Unificado, uma plataforma online na qual os cidadãos podem se cadastrar, com a "finalidade de identificar o público atingido e qualificar dados para encaminhar à elegibilidade em programas sociais dos três níveis do poder Executivo". Mais de 39 mil famílias já estão na base de dados, e é de responsabilidade da prefeitura enviá-los ao governo federal para que os atingidos recebam o auxílio no valor de R$ 5,1 mil.

Como o governo federal havia informado que a partir desta segunda-feira (27), quem se cadastrou para receber o Auxílio Reconstrução poderia confirmar no site do programa as informações enviadas pela Prefeitura, diversas pessoas que haviam feito o cadastro começaram a reclamar, pois recebiam uma mensagem de que a prefeitura não havia cadastrado os seus nomes.

A assessoria da SMDS explicou que os cadastros foram feitos, mas estava sendo realizada ainda uma conferência através de georreferenciamento dos endereços. Na portaria divulgada pelo governo federal constam os seguintes passos para o pagamento do auxilio reconstrução:

1) O município envia para o governo federal os dados de cada família, informando seus membros e o endereço completo. Aqui, ele deve identificar o nome do responsável pela família, de preferência uma mulher.

2) A pessoa identificada como responsável pela família acessa o sistema, clicando no botão Sou Cidadão. Ela vai precisar usar sua conta GovBr para confirmar os dados.

3) Após a confirmação, os dados são enviados para a Caixa Econômica Federal, que efetuará o pagamento.

4) As pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM.

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