Litoral Cidades

Paranaguá celebra Dia da Mata Atlântica com plantio de árvores e foco na conservação

Em Paranaguá, a Mata Atlântica está presente em 100% do território, abrigando 12 unidades de conservação, sendo três municipais, seis estaduais e três federais.

Por Da Redação

27/05/2024 às 16:43:21 - Atualizado há
Em Paranaguá, a Mata Atlântica está presente em 100% do território, abrigando 12 unidades de conservação, sendo três municipais, seis estaduais e três federais. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Nesta segunda-feira (27), é celebrado o Dia da Mata Atlântica, em homenagem à “Carta de São Vicente”, escrita em 1560 pelo Padre José de Anchieta, que descreveu pela primeira vez a riqueza das florestas tropicais nas Américas. Em Paranaguá, a data foi marcada por um plantio de árvores nativas do bioma, no Aeroparque, e um chamado à conscientização sobre a importância da preservação deste importante ecossistema.

A celebração do Dia da Mata Atlântica em Paranaguá reforça o compromisso da cidade com a conservação deste bioma rico e fundamental para a vida. Através de ações de educação ambiental, criação de unidades de conservação e participação da comunidade, a cidade busca garantir a proteção e o uso sustentável deste importante patrimônio natural", diz Diego Delfino ao JB Litoral.

De acordo com ele, o principal objetivo da data é conscientizar a população para a conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica. Para auxiliar neste processo, a Prefeitura de Paranaguá disponibiliza o Plano Municipal da Mata Atlântica em seu site (www.paranagua.pr.gov.br), com informações sobre o diagnóstico da situação atual do bioma na cidade, análise de risco climático e plano de ação.

Mata Atlântica presente em 100% do território parnanguara

Em Paranaguá, a Mata Atlântica está presente em 100% do território, abrigando 12 unidades de conservação (UCs), sendo três municipais, seis estaduais e três federais. “As três unidades de conservação municipais foram criadas em 2024 e estão passando por um importante processo de elaboração do Plano de Manejo“, destaca o engenheiro florestal, Rodrigo Delonga, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Este plano definirá diretrizes para cada UC, como o uso público, com foco na participação da população. Queremos que as pessoas se beneficiem diretamente dessas áreas, visitando e desfrutando da beleza natural da Mata Atlântica“, complementa.

As UCs municipais são o Parque Natural Municipal (PNM) do Ribeirão dos Almeidas, o Parque Natural Municipal (PNM) do Rio das Pedras e a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Ilha dos Valadares. As duas primeiras são de proteção integral, enquanto a última é de uso sustentável.

*Com informações da Prefeitura de Paranaguá

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo