Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cidades

Encontro de Motociclistas, Festival de Gastronomia e Arraiá Caiçara prometem agitar Pontal do Paraná a partir desta semana

Uma série de atrações promete agitar Pontal do Paraná no fim do mês de maio, nos meses de junho e início de julho.


Uma série de atrações promete agitar Pontal do Paraná no fim do mês de maio, nos meses de junho e início de julho. Nesse período, o município proporcionará, para os moradores e turistas, muita cultura e entretenimento. Estão previstos três eventos que envolvem shows, danças, comidas típicas e diversão para os apaixonados por motos.

O primeiro deles é o 11º Encontro de Motociclistas de Pontal do Paraná, o Pontal Motors, que ocorre neste fim de semana, de 30 de maio a 1º de junho. Programado para receber o público no Centro de Eventos do Balneário Marissol, o encontro é considerado familiar, conquistando motoclubes não somente da região litorânea, como também do Norte do Paraná, de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Argentina.

11º Encontro de Motociclistas Pontal Motors ocorrerá de 30 de maio a 1º de junho. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

De acordo com a diretora social e administrativa do Pontal Motors, Célia Mara Machado Bakalarczyk, os visitantes contarão com uma infinidade de espetáculos, além de saborearem a gastronomia local. "Serão 13 bandas e, a cada duas horas, uma se apresenta. Teremos brincadeiras com o público, a praça de alimentação completa com restaurantes, além de lanches e barracas de acessórios", detalhou.

Para colocar mais uma edição na cidade, Célia disse que foi necessário todo um trabalho em conjunto, contando com a ajuda de nove integrantes da diretoria e mais cinco setores, os quais envolvem as bandas, os acessórios e a alimentação, financeiro e o setor do bar. Além disso, ela explicou o porquê de o Pontal Motors ser promovido entre maio e junho e falou da expectativa de público.


"Por que escolhemos esses meses? Porque, justamente, o motoclube tem a função de fomentar a cidade na época de inverno. Sempre a festa do Pontal Motors será na semana de Corpus Christi, pois foi determinado já como a semana do motociclista aqui em Pontal do Paraná. Então, estamos bem confiantes de que vai ser maior que no ano passado. A nossa expectativa é receber 14 mil pessoas na festa deste ano. E, se o tempo colaborar, talvez até mais", destacou a diretora.

Com isso, para quem pretende prestigiar o Encontro de Motociclistas, na quinta-feira (30), Marcel Goes e as Más Companhias se apresentam a partir das 14h30. Já às 17h30 é a vez da Banda Kadett Conversível e, às 20h30, a Tomarock. Fechando a noite, o público poderá assistir a The Revenge, às 23h.

Já no dia 31, o evento terá as participações das bandas Stilo Livre, às 14h30; Violet, 17h30; Máfia Buzza, às 20h30; e Pólvora, às 23h. E, encerrando os shows, no dia 1º de junho, Pontal do Paraná recebe o grupo Sr. Oilson, às 12h. Na sequência, a partir das 16h, a Black Bagre. Às 19h, tem a Air Waves Surf Rock e, finalizando as atrações, a população poderá acompanhar a TH She, às 22h, e a Kravan, à 00h.


FESTIVAL DE GASTRONOMIA CAIÇARA


O 4º Festival de Gastronomia Caiçara ocorrerá na próxima semana, de 5 de junho a 5 de julho. O objetivo do evento é divulgar, anualmente, o prato típico da cidade: a Cambira, um peixe seco e defumado. O festival contará com a participação de estabelecimentos comerciais, como restaurantes e bares que servem frutos do mar, e que podem se inscrever gratuitamente até esta segunda-feira (27).

Além disso, o evento promove o Concurso Gastronômico, desafiando chefs de cozinha a usarem a criatividade em pratos que incluam a Cambira. As inscrições para o concurso estão abertas até quinta-feira (30).

"O evento, que dura um mês, valoriza a pesca artesanal e também é a oportunidade para mostrar uma das coisas que Pontal do Paraná possui de melhor: seus restaurantes. Localizados em vários balneários, cada um com identidade própria, servem pratos exclusivos em aromas e sabores. Alguns criados especialmente para o festival anual, que fortalece o turismo, incrementa o comércio e a renda na cidade", destacou a Prefeitura de Pontal do Paraná.

Ainda segundo o órgão municipal, será realizado, nesta terça-feira (28), um workshop para os estabelecimentos que fizeram a inscrição. Sendo assim, serão ensinadas as técnicas de defumação, conservação e consumo consciente. O encontro, que contará com a presença dos chefes Guti Ribas e do fundador do Olha o Peixe, Bryan Muller, inicia às 14h e encerra às 18h.

Festival de Gastronomia Caiçara está na sua 4ª edição e terá duração de um mês. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

O Festival de Gastronomia conta com o apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae) e da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur Litoral).

Em breve, a organização do evento divulgará a lista dos estabelecimentos comerciais inscritos na 4ª edição do festival. Mais informações podem ser obtidas pelo (41) 9 9146-2047.


ARRAIÁ CAIÇARA


Uma das festas mais aguardadas da região, o Arraiá Caiçara, já tem data marcada. De 6 a 9 de junho, os pontalenses poderão apreciar, também no Centro de Eventos do Balneário Marissol, muita música e brincadeiras. A atração, promovida pela Prefeitura, está na sua terceira edição e, neste ano, terá a participação do cantor Frank Aguiar, no dia 8, a partir das 21h.

Além disso, 27 escolas – entre as das redes municipal e estadual – participarão do evento, e todo o dinheiro arrecadado com a venda de produtos será revertido para as próprias instituições de ensino. "Teremos 27 barracas da educação. Sabemos que o sistema público custeia a maioria dos gastos, mas sempre tem um diferencial. Sempre tem um projeto que a escola quer fazer, que demanda aquisição de determinados produtos, os quais não são licitados. Então, elas usam a renda para fazer projetos diferenciados", explicou a secretária de Educação de Pontal do Paraná, Renata Marinho.

A diretora do CMEI Peixinho Dourado, Eliziane Ribeiro Geraldo, contou que o Arraiá Caiçara é um dos momentos em que a Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) faz uma arrecadação de alto valor para transformá-la em investimentos para a própria escola. "Em geral, a nossa barraca vende doces. São quatro dias de muito trabalho, porém de lucro certo, revertido para a implementação de sonhos, os quais irão impactar nas atividades pedagógicas dentro do CMEI", descreveu Eliziane

Arraiá Caiçara será realizado de 6 a 9 de junho e contará com show de Frank Aguiar. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

Em 2023, conforme a direção escolar, o CMEI lucrou R$ 6.600, que foram revertidos em pinturas artísticas nas salas de aula, pinturas de identificação no muro, aquisição de brinquedos e em atividades na semana da criança.

Portanto, os interessados em ajudar as escolas adquirindo qualquer produto devem ficar atentos à publicação da programação completa do Arraiá Caiçara, que inclui detalhes sobre os demais shows e horários. Para isso, basta acessar a página da Prefeitura de Pontal do Paraná.


MOVIMENTO NA ECONOMIA


Diante desses eventos anunciados pelo Município, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luciana Costa, comentou sobre o movimento da economia na cidade de Pontal e destacou a importância de uma atração nacional para a região. "Os eventos, que acontecem na época de baixa temporada, são de extrema importância para movimentarmos a economia do município. O Arraiá Caiçara, por exemplo, movimenta substancialmente. Quando a gente traz um show nacional, movimenta os setores de hospedagem, de alimentação e o dinheiro circula não só na festa, mas também no município", afirmou.

Diante dos eventos anunciados pelo Município, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luciana Costa, celebrou o movimento da economia em Pontal durante a baixa temporada. Foto: Rafael Pinheiro/JB Litoral

A secretária não deixou de falar a respeito das expectativas com a chegada de junho. Ela se mostra otimista diante da agenda de eventos em Pontal. "A expectativa é trazer bastante gente para cá, que o município se torne ainda mais conhecido e que os nossos empresários tenham a oportunidade de comercializar mais os produtos. Que os turistas voltem e fiquem felizes com o que encontram por aqui", concluiu Luciana Costa.

JB Litoral

Cidades

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!