Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

TRANSPORTE

Obras do Ligeirão Leste-Oeste avançam no bairro Cajuru

As obras de requalificação viária para o Ligeirão Leste-Oeste (BRT) estão em andamento no bairro Cajuru, em Curitiba, com o objetivo de modernizar, agilizar e tornar o transporte coletivo mais sustentável.


As obras de requalificação viária para o Ligeirão Leste-Oeste (BRT) estão em andamento no bairro Cajuru, em Curitiba, com o objetivo de modernizar, agilizar e tornar o transporte coletivo mais sustentável.

As intervenções abrangem os lotes 4.1 e 4.2 do projeto e estão concentradas na canaleta exclusiva dos ônibus, nas vias lentas e nas calçadas, totalizando 5.400 metros de melhorias desde a Avenida Prefeito Maurício Fruet até o Terminal Centenário.

Desde janeiro, as obras começaram na Avenida Maurício Fruet e estão progredindo por várias ruas, incluindo Mercer Júnior, Engenheiro Costa Barros, Terminal Oficinas, Filipinas, Lourival Wendler, Ceilão, Nagib da Silva, Capitão Guilherme Bianco e Niterói.

Atualmente, os trabalhos estão focados na escavação da canaleta exclusiva na Rua Engenheiro Costa Barros e na pavimentação em concreto da Rua Ceilão.

A implantação do novo pavimento de concreto, substituindo o asfalto, exige escavação de 1,2 metro de profundidade e bloqueio total do tráfego, quadra a quadra.

Além da pista, a Rua Ceilão recebe serviços de drenagem e implantação de novas calçadas acessíveis, alinhadas ao programa Caminhar Melhor.

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e baseadas em projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), as obras visam modernizar a infraestrutura para proporcionar mobilidade mais ágil e sustentável.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacou a importância das obras para melhor atender à população.

As mudanças no trânsito e nas linhas de ônibus são inevitáveis durante a execução das obras. Bloqueios são realizados quadra a quadra e estações-tubo são desativadas temporariamente, com passageiros utilizando paradas próximas. A execução escalonada das obras visa minimizar o impacto no transporte.

Inspiradas no Ligeirão Norte-Sul, as obras do BRT Leste-Oeste são cruciais para aumentar a eficiência do sistema de transporte público, reduzindo o tempo de viagem e oferecendo mais conforto e segurança aos usuários.

Melhorias na canaleta exclusiva do ônibus e no entorno das estações-tubo, como Antônio Meireles e Cajuru, estão em andamento.

A nova pavimentação, drenagem, novas calçadas e a elevação das vias ao nível das calçadas são algumas das intervenções previstas.

Além disso, terminais como Vila Oficinas e Centenário passarão por reformas, incluindo a troca dos pavimentos por concreto, correções geométricas, substituições de coberturas, calçamento e paisagismo.

O Terminal Centenário receberá uma estação-tubo dupla para a operação simultânea de dois biarticulados.

Com a conclusão das obras, o trajeto do Ligeirão entre o Terminal de Pinhais e o CIC Norte será 23 minutos mais rápido, com apenas 11 paradas no percurso.

O projeto abrange a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas, cinco terminais e a revitalização de 34 estações-tubo.

Financiado pelo NDB, o programa receberá um investimento total de US$ 75 milhões, além de contrapartidas do município.

Mobilidade Curitiba

TRÂNSITO TRANSPORTE Curitiba Obras Ônibus Trânsito Transporte

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!