Grande Curitiba OMSA

Animais precisam ser declarados na Campanha de Atualização dos Rebanhos

Em maio de 2019 o Paraná realizou sua última campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, tornando-se reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como Área Livre Sem Vacinação da doença.

Por Grande Curitiba

24/05/2024 às 16:16:26 - Atualizado há
Foto: Prefeitura de Campo Largo - IPM Sistemas

Em maio de 2019 o Paraná realizou sua última campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, tornando-se reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como Área Livre Sem Vacinação da doença. Essa foi uma grande conquista para o Estado, mas com ela veio o comprometimento em manter os rebanhos controlados. Por isso, todos os anos é feita a Campanha de Atualização dos Rebanhos, entre os dias 1° de maio e 30 de junho.

Gratuito, o cadastro abrange todos os animais de produção que são aqueles de interesse para a Defesa Agropecuária. Isso abrange: galinhas (e outras aves), abelhas, peixes, porcos, carneiros e ovelhas, cabras, bodes e cabritos, cavalos, éguas e burros, asnos, jegues e jumentos, mulas, bois, vacas e búfalos.

O cadastro ou a atualização do rebanho é um processo simples, que pode ser feito pessoalmente no escritório da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR) em Campo Largo. Ele fica localizado no Bloco 17 da sede administrativa, junto com a Secretaria de Agricultura e Pecuária, e funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h. Também é possível realizar na internet, de duas formas: pelo site da campanha clicando aqui ou pelo aplicativo "Paraná Agro".

Importante - O cadastro não depende da finalidade da criação, seja ela comercial, ornamental, esportiva, lazer, subsistência ou para companhia. Ele precisa ser feito independentemente da quantidade de animais, e renovado todos os anos.

Controle dos rebanhos - O Paraná é destaque nacional na produção de proteína animal, registrando em 2023 o maior crescimento do país nas três cadeias (suínos, frangos e ovos), em relação ao ano anterior. Por isso é necessário tomar todas as medidas para evitar a entrada de doenças no Estado.

Apenas com a atualização anual de rebanho é possível saber a quantidade de animais existentes no Paraná, de interesse para a Defesa Agropecuária, bem como rastrear sua movimentação dentro do território paranaense. Além disso, o cadastro permite que, em situações de emergências sanitárias, seja possível agir prontamente e evitar a propagação de possíveis agentes infecciosos dentro dos rebanhos locais.

"Se não soubermos onde estão os criadores e seus rebanhos, não temos como orientá-los e não temos como agir frente a possíveis adversidades", explica um dos médicos veterinários da ADAPAR em Campo Largo, Christiano Henrique Petri.

Compartilhe com outros produtores, fique atento ao prazo e não deixe de cadastrar seus animais.

SERVIÇO:

Campanha de Atualização dos Rebanhos
Prazo: de 1° de maio até 30 de junho de 2024
Local: Escritório da ADAPAR em Campo Largo - Bloco 17 da sede administrativa
Endereço: Av. Padre Natal Pigatto, 925, Vila Elizabeth
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Telefone/WhatsApp: (41) 3393-3675
Site
Aplicativo



Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo