Esportes Santo Antônio da Platina

Skatistas vencem o preconceito e já são convidados para shows nas escolas

Nem dá para dizer que isso acontecia antigamente.

Por Tribuna do Vale

22/05/2024 às 14:58:02 - Atualizado há

Nem dá para dizer que isso acontecia antigamente. Preconceito contra os skatistas é coisa muito recente e há, ainda, quem olhe torto para esse esporte, que ganhou má fama na Califórnia, com garotos desocupados que passavam o dia em praças urbanas usando um "pedaço de madeira com rodinhas" para fazer uma série de manobras em rampas. Inicialmente, a "brincadeira' se alastrou mundo afora e em 2020, ganhou status de Esporte e foi para as Olimpíadas do Japão. Este ano, os skates estarão nas Olimpíadas da França.

Mas o apelo social, também fez com que os Estados e municípios investissem em espaços apropriados para os skatistas.

APAE SAP

Em Santo Antônio da Platina, um grupo costumava praticar, de improviso, no bairro Colorado. Com o treino constante, eles foram aperfeiçoando as técnicas e já há alguns anos, são chamados pelas escolas da cidade para fazer apresentações. A última foi na Apae, no início deste mês.

O skatista Caio Cesar Arantes Godinho Ribeiro, o Maisena, gosta tanto do esporte, que é gerente de uma loja de skate, e é a pessoa que faz a logística do grupo quando se trata de apresentações. "Nosso grupo é grande porque consideramos da FamilySapSkate todo mundo que pratica esse esporte, então quando somos convidados temos que nos organizar. Somente no grupo de Whatsapp temos 160 membros ", contou.

O grupo já fez apresentações na escola Edith de Souza Prado, Moralina Eleutério, Ubaldino do Amaral, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ) e até no Cense (Centro de Ressocialização de Menores Infratores). Por onde, o Skate SAP Family passou já voltou. "Em todas elas, fomos pelo menos duas vezes", disse Maisena feliz com a aceitação dos platineses. "Lembro que há algum tempo, éramos hostilizados, nos chamavam de vagabundos e outros xingamentos. Hoje, nos chamam para incentivar crianças e adolescentes. É muito boa essa sensação", comentou.

Para Maisena, essa mudança de comportamento da sociedade veio com a ida do skate para as Olimpíadas no Japão, em 2020. "E foi uma brasileira, a Rayssa Leal, que conquistou a medalha de Ouro, deixando os brasileiros orgulhosos", disse.

O Grupo Skate Sap Family agora tem uma pista construída no Jardim Colorado, especialmente para a prática do Skate. "Ela se chama Parrudo Skate e fica na rua da Jasmim, no jardim Colorado. " Foi essa administração municipal atual que construiu", salientou".

O grupo também tem um canal no You Tube que ensina manobras, técnicas diferentes e dá muitas dicas. "Quem quiser entra lá para ver. Acho que vão gostar", avisou.

 

Apresentação na APAE

Maisena não escondeu a emoção que sentiu em poder se apresentar na Apae. "Aquelas crianças ficaram vidradas, como o sorriso de canto a canto do rosto. Não dá para explicar a sensação de poder ter feito aquelas pessoas tão felizes. Foi emocionante mesmo" , afirmou.

O grupo que esteve na Apae platinense foi formado por Pâmela Pereira (esposa do Maisena), Vinícios Reis, Johnatan Willi, Ryan Magrinho, Argus, Gabriel Boquinha e Leandro Melo.

 


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo