PolĂ­tica Chiquinho Brazão

Eduardo Cunha e filho de Domingos Brazão agiram para soltar Chiquinho Brazão

Com Igor Mello Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados cassado por corrupção, articulou com o flilho de Domingos Brazão, Kaio Brazão, um lobby para tentar reverter a prisão e salvar o mandato de Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ) na Câmara dos Deputados, após a prisão dos irmãos como mandantes da execução de Marielle Franco (PSOL-RJ), O cacique polĂ­tico ainda manteve articulações em prol da prĂ©-candidatura de Kaio a vereador no Rio de Janeiro.

Por ICL Notícias

21/05/2024 às 13:50:15 - Atualizado hĂĄ

Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados cassado por corrupção, articulou com o flilho de Domingos Brazão, Kaio Brazão, um lobby para tentar reverter a prisão e salvar o mandato de Chiquinho Brazão (Sem partido-RJ) na Câmara dos Deputados, após a prisão dos irmãos como mandantes da execução de Marielle Franco (PSOL-RJ), O cacique polĂ­tico ainda manteve articulações em prol da prĂ©-candidatura de Kaio a vereador no Rio de Janeiro.

A articulação aparece em conversas em aplicativos de mensagens obtidas pela PolĂ­cia Federal com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) e tambĂ©m são confirmadas em depoimento de Kaio Brazão, mostra relatório ao qual a coluna teve acesso. O documento foi entregue ao ministro Alexandre de Moraes, relator do Caso Marielle no STF.
.
Segundo os relatos, Cunha ïżœ- que historicamente mantĂ©m uma relação muito próxima com a famĂ­lia Brazão ïżœ- foi um dos primeiros polĂ­ticos procurados para formular uma estratĂ©gia de defesa de Domingos e Chiquinho. Em depoimento, Kaio Brazão conta que Cunha se reuniu com ele, sua mãe Alice Kroff, e com sua tia LĂșcia, irmã de Domingos e Chiquinho Brazão.

Na conversa, Cunha quis saber, entre outras coisas, quem era o advogado representando os irmãos Brazão em BrasĂ­lia. Após o encontro, Cunha passou a articular na Câmara a revogação da prisão de Chiquinho Brazão. A manobra fracassou por pouco, depois que o governo Lula se empenhou diretamente em mobilizar sua base para manter o acusado de encomendar o assassinato de Marielle e de seu motorista Anderson Gomes preso.

Cunha negociou candidatura de Kaio Brazão

AlĂ©m de auxiliar os irmãos Brazão, a investigação tambĂ©m mostra que Cunha continuou tendo um papel de protagonismo nas articulações em torno da prĂ©-candidatura de Kaio Brazão à Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Quando seu pai e seu tio foram presos, Kaio estava com sua prĂ©-campanha a todo vapor e avaliava por qual partido ia concorrer. Ele decidiu permanecer no Republicanos, depois de negociar uma candidatura pelo União Brasil com o presidente da Assembleia Legislativa do RJ, Rodrigo Bacellar.

A influĂȘncia de Cunha aparece nessa decisão, mostra uma conversa entre Kaio e Waguinho, prefeito de Belford Roxo e presidente estadual do Republicanos. Ele Ă© marido da deputada federal Daniela do Waguinho, ex-ministra do Turismo no governo Lula. Na conversa, Waguinho mostra grande deferĂȘncia por Kaio e sua famĂ­lia.

"Bom dia prefeito !! Tudo bem com Sr?", escreve Kaio em 14 de março. Waguinho então responde: "As ordem. Posição de sentido". brinca, fazendo referĂȘncia à continĂȘncia prestada por um militar a um colega mais graduado.

Kaio então ri e responde: "Eu que estou meu padrinho". Os dois continuam em contato ao longo de março, atĂ© que Waguinho afirma em 2 de abril: "Oi filhão. Eu e Eduardo Cunha estamos achando melhor vocĂȘ ficar no republicanos. Essa semana vou na sua casa".

A orientação de Cunha e Waguinho foi cumprida e Kaio Brazão permaneceu no Republicanos.

A investigação da PF encontrou ainda indĂ­cios de que Cunha articulava um esquema de corrupção com o miliciano Robson Calixto Fonseca, o Peixe, assessor de Domingos Brazão que tambĂ©m foi preso sob acusação de participar da articulação para executar Marielle.

"Ademais, no bojo da IPJ n.ÂÂș 38/2024 hĂĄ a interação de PEIXE com EDUARDO CUNHA em um possĂ­vel contexto de malversação de verba pĂșblica, cuja investigação deve ser aprofundada em outro apuratório, ante sua dissonância com o escopo do presente feito", diz o relatório da PF.



Com Igor Mello


Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo