Geral Notícias

Prova Paraná: estudantes podem usar nota para entrar em universidades estaduais

Os estudantes poderão usar as notas da Prova Paraná para ingressar nos cursos das universidades estaduais.

Por Da Redação

21/05/2024 às 08:48:59 - Atualizado há
Foto: Portal da Cidade Loanda

Os estudantes poderão usar as notas da Prova Paraná para ingressar nos cursos das universidades estaduais. O exame será um dos instrumentos de avaliação dos alunos para entrarem em sete instituições públicas paranaenses, junto com o vestibular e outros processos de seleção.

A previsão é que 20% das vagas nos cursos das universidades estaduais do Paraná vão aos estudantes que cursarem o ensino médio integralmente na rede pública de ensino. Os resultados da avaliação também serão critério de seleção.

As faculdades que englobam a novidade são a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Norte do Paraná (UENP).

Notas do Prova Paraná para ingresso nas universidades

A Secretaria de Estado da Educação aplica todo o ano a Prova Paraná. Alunos do ensino fundamental e do ensino médio da rede estadual realizam o exame.

Já a Prova Paraná Mais, instituída pelo decreto, vai ser uma extensão da atual avaliação aos alunos do 3º ano do ensino médio. A matriz de conteúdo vai aumentar, além da inclusão da redação, que é critério obrigatório por lei para a seleção de acesso ao ensino superior.

"Com isso, 20% das vagas ficarão reservadas para os alunos do ensino médio que fizerem a avaliação, dando a eles uma oportunidade de acesso mais direto aos cursos universitários",

disse o o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

De acordo com o decreto, as secretarias estaduais da Educação (Seed) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) vão elaborar um sistema que permita a publicação, o aproveitamento e a consulta pelos candidatos aos resultados do exame.

Veja também:

Enquanto o sistema não estiver disponível, a Seed vai disponibilizar os dados às universidades. As instituições de ensino superior terão 120 dias para regulamentar o processo de adesão à Prova Paraná Mais, a partir da publicação do decreto.

Fonte: Massa News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo