Geral Últimas Notícias

No Rio, servidores da saúde em greve fazem ato em frente a hospital

Servidores em greve da Rede Federal de Hospitais no Rio de Janeiro realizaram um ato unificado nesta segunda-feira (20) em frente Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense.

Por Da Redação

20/05/2024 às 21:44:42 - Atualizado há

Servidores em greve da Rede Federal de Hospitais no Rio de Janeiro realizaram um ato unificado nesta segunda-feira (20) em frente Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte da capital fluminense.

Uma das reivindicações da categoria é o cumprimento do acordo fechado no ano passado com o governo federal. A greve por tempo indeterminado, começou na última quarta-feira e agrava a situação da rede que, segundo os servidores, há anos vem sofrendo com o sucateamento e falta de profissionais.

Neusa Beringui de Oliveira, do Núcleo Sindical do Hospital Federal Cardoso Fontes, afirma que os trabalhadores vêm fazendo reivindicações há nove meses e que nenhuma pauta do último acordo de greve do ano passado foi atendida pelo Governo Federal.

"Estamos reivindicando o enquadramento dos nossos auxiliares de enfermagem, que trabalham em desvio de função, porque somos contratados como auxiliares e exercemos a função de técnico de enfermagem. Estamos também reivindicando a contratação dos nossos contratos temporários e que eles só saiam depois que tenha concurso público. Nós temos um déficit de mais de oito mil profissionais de enfermagem na rede federal".

Neusa ainda reforça que o movimento rejeita qualquer proposta de transferência das unidades no processo de reestruturação que está sendo feito pelo Ministério da Saúde.

"A gente tá muito chateado e a gente não quer o fatiamento das unidades. Nós queremos a manutenção da rede federal para o Ministério da Saúde, não para a gestão do município do Rio de Janeiro".

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência no Estado, as unidades estão funcionando com 30% do quadro de pessoal. Foram mantidos os serviços considerados essenciais. Já as consultas, cirurgias e exames eletivos estão suspensos.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que mantem o diálogo aberto para ouvir as reivindicações da categoria. Ainda de acordo com a nota, o Ministério vem atuando para reconstruir e fortalecer os Hospitais Federais, e entre as medidas adotadas estão a convocação de mais de mil profissionais e a prorrogação de mais de1,7 mil contratos temporários, além da instalação de mesa de negociação para tratar das demandas dos trabalhadores.

© Tomaz Silva/Agência Brasil

Saúde Movimento rejeita transferência de unidades para gestão municipal Rio de Janeiro 20/05/2024 - 20:50 Roberto Piza / Fran de Paula Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional Greve Servidores Federais saúde segunda-feira, 20 Maio, 2024 - 20:50 160:00
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo