Geral Capa

Romanelli reafirma importância da UENP para o Norte Pioneiro

Assessoria O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta quinta-feira, 16, de uma série de eventos nos campi de Cornélio Procópio, Bandeirantes, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

Por Da Redação

16/05/2024 às 16:14:30 - Atualizado há

Assessoria

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) participou nesta quinta-feira, 16, de uma série de eventos nos campi de Cornélio Procópio, Bandeirantes, Jacarezinho e Santo Antônio da Platina da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Ele lembrou das dificuldades para criar a instituição e reafirmou a importância da conquista para o desenvolvimento socioeconômico do Norte Pioneiro.

"A universidade tem esta função de respirar e transpirar o conhecimento para, com isso, fomentar o desenvolvimento econômico e social na região", afirmou, ressaltando que o ambiente acadêmico é um lugar de inovação. "Nesta época de mudanças de paradigmas, a universidade tem a capacidade de propor inovações e estimular um repensar permanente para além das suas estruturas, com um olhar regional".

Romanelli realçou ainda questões culturais do Norte Pioneiro, uma região colonizada por paulistas e mineiros, que têm perfis mais individualistas. "Uma das revoluções que precisa ser feita é reconstruir o raciocínio sobre associativismo e cooperativismo, para estimular ações integradas. Este é um dos pontos que pode ser pensado pela Uenp para trazer mais desenvolvimento econômico e social para a região, assim como aconteceu em outros lugares do Paraná", disse.

Ao lado do secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e do reitor da Uenp, Fábio Néia, o deputado observou a importância dos cursos de extensão promovidos pela universidade para qualificar empreendedores. "Cursos de extensão, mesmo de curta duração, são fundamentais levar saber às pessoas, para que possam desenvolver atividades econômicas que deem melhores resultados financeiros e gerem empregos", afirmou Romanelli.

Ele ressaltou ainda que em seus 18 anos de existência a Uenp se tornou referência para as demais instituições de ensino superior do Estado. "Graças à boa gestão e aos profissionais que foram se integrando, a Uenp é hoje uma universidade reconhecidamente capaz. Suas atividades têm a melhor relação custo-benefício e é exemplo de eficiência e eficácia", salientou Romanelli.

Investimentos – A agenda do deputado no Norte Pioneiro, junto com o secretário Aldo Bona, incluiu a liberação de R$ 7 milhões em equipamentos para 22 projetos executados pela Uenp nos campi de Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho, além da formalização da abertura do curso de Tecnólogo em Fruticultura, em Santo Antônio da Platina.

Segundo Romanelli, a liberação dos recursos e a abertura do novo curso refletem a decisão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) de ampliar o orçamento do Estado para a ciência e tecnologia. "Neste ano, o governo do Paraná quadruplicou o investimento em ciência e tecnologia, cumprindo o dispositivo constitucional. Desde 2019, os recursos disponíveis aumentaram quase 10 vezes", observou.

TAGS Capa
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania