Grande Curitiba Geral

Especialistas do BID conhecem a Rede de Transporte Integrada de Curitiba

COM ASSESSORIAS – Técnicos e especialistas em transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram, nessa quarta-feira (15/5), equipamentos da Rede de Transporte Integrada de Curitiba (RIT).

Por Da Redação

16/05/2024 às 16:14:14 - Atualizado há
Foto: Wikipédia

COM ASSESSORIAS – Técnicos e especialistas em transporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) visitaram, nessa quarta-feira (15/5), equipamentos da Rede de Transporte Integrada de Curitiba (RIT). A ação faz parte da programação do TSP Week, encontro anual dos especialistas de transporte do BID, que vai até esta sexta-feira (17/5).

"Essa é uma iniciativa anual, em que os especialistas se reúnem em uma cidade diferente a cada ano. Dessa vez, isso aconteceu em Curitiba, onde há obras que eles ajudaram a financiar e, principalmente, é um exemplo icônico de mobilidade", explica a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Jayme.

Nessa quarta-feira (15/5), 70 especialistas conheceram o Hipervisor Curitiba, a nova Estação Prisma Solar Agrárias – inaugurada na última segunda-feira (13/5) – e as canaletas exclusivas para ônibus, além da Torre Panorâmica, onde puderam observar todo o planejamento urbano de Curitiba.

Para a chefe da divisão do transporte do BID, Ana María Pinto, toda a estrutura da cidade, além do transporte público, separa Curitiba de outras cidades da América Latina.

"Não é só o transporte que é ótimo em Curitiba, toda a cidade é muito boa e agradável, dá para ver que foi planejado. É uma cidade realmente única, principalmente pelas canaletas de ônibus", diz.

Cidade modelo

Cidade mais inteligente do mundo, Curitiba conta com uma rede de transportes que também se destaca pela sustentabilidade, com um projeto para uma frota de ônibus 100% elétrica até 2050.

"Toda essa preocupação da cidade com o meio ambiente e em diminuir a emissão de gases do efeito estufa é louvável. Eu nunca tinha visitado Curitiba, e poder conhecer pessoalmente não decepcionou, tudo funciona muito bem", afirma Ana María.

Para o especialista do BID, Raul Molina, a cidade corresponde à fama de cidade modelo em mobilidade urbana. "Curitiba é um exemplo a ser seguido nos transportes. É muito importante que nós estejamos aqui para conhecer a cidade, porque é um dos maiores casos de sucesso. É legal saber como os investimentos do BID são bem aproveitados em Curitiba", relata Raul.

O BID é o financiador das obras de readequação viária para o itinerário do Inter 2 e Interbairros II, dentro do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba.

Hipervisor Curitiba

Os especialistas também visitaram o Hipervisor Curitiba, ferramenta inovadora criada para dar suporte ao planejamento da cidade. Instalada no Palácio da Inovação, a estrutura foi inaugurada em fevereiro deste ano pela Prefeitura.

O Hipervisor é coordenado por 23 técnicos e faz a gerência de serviços em tempo real. Ao integrar diversas áreas da administração pública, a ferramenta facilita o planejamento de políticas públicas, a divulgação de informações, a prestação de contas e a gestão de riscos.

Mobilidade sustentável

Nesta semana, Curitiba também recebeu o Seminário Regional sobre Mobilidade Sustentável: Eletromobilidade e Transporte Público, que reuniu 135 pessoas da América Latina e do Caribe para reuniões e palestras sobre eletromobilidade dentro da perspectiva de modelos de negócios, infraestrutura de recarga, melhores práticas e investimentos.

Em evento na terça-feira (14/5), o prefeito Rafael Greca, acompanhando pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, defendeu um transporte coletivo sustentável e integrado com a região metropolitana como uma das soluções para o futuro das cidades, e apresentou as soluções do transporte curitibano aos especialistas.

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania