Geral Mundo

Itália e mais 14 mandam apelo à UE por medidas sobre migração

BRUXELAS, 16 MAI (ANSA) – A Itália e mais 14 países da União Europeia enviaram uma carta ao Poder Executivo do bloco pedindo novas medidas complementares ao Pacto sobre Migração recém-aprovado.

Por Da Redação

16/05/2024 às 16:13:19 - Atualizado há
Foto: SIC Notícias

BRUXELAS, 16 MAI (ANSA) – A Itália e mais 14 países da União Europeia enviaram uma carta ao Poder Executivo do bloco pedindo novas medidas complementares ao Pacto sobre Migração recém-aprovado.

“Se queremos continuar comprometidos em romper as estruturas de incentivo que impulsionam os movimentos migratórios irregulares e as viagens perigosas para a Europa, são necessários esforços complementares”, diz o texto.

“Acreditamos que, para abordar as causas profundas da migração irregular e gerenciar os movimentos migratórios em direção à UE, será necessário que todos nós pensemos fora da caixa e encontremos juntos novas maneiras de enfrentar esse problema a nível europeu”, acrescentaram.

Além da Itália, assinaram Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Grécia, Itália, Chipre, Letônia, Lituânia, Malta, Países Baixos, Áustria, Polônia, Romênia e Finlândia.

“Os desafios atuais relativos ao sistema de asilo e migração da UE, incluindo o forte aumento das chegadas irregulares, são insustentáveis: nossa principal responsabilidade e compromisso consistem em apoiar a estabilidade e a coesão social, evitando o risco de polarização das sociedades europeias e a perda de unidade na família dos Estados-membros da UE”, cobraram.

A carta encoraja a criação de “parcerias completas, mutuamente vantajosas e duradouras com os principais países parceiros ao longo das rotas migratórias”, seguindo o modelo dos acordos com “a Turquia e a Tunísia”, bem como o acordo “Itália-Albânia”.

“Poderiam ser explorados possíveis locais de segurança e mecanismos de trânsito inspirados nos mecanismos de trânsito de emergência existentes”, conclui o texto. (ANSA).

Fonte: Isto É
TAGS Mundo
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania