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Grupo Boticário apresenta visão de futuro para 2030

Eu falo hoje de São Paulo, quando neste momento, o Grupo Boticário está anunciando a publicação de seu décimo segundo Relatório ESG e, simultaneamente, apresenta de forma inédita a evolução dos seus Compromissos Para o Futuro, com os objetivos ainda mais transparentes e com o aprimoramento dos indicadores para acompanhamento.

Por Da Redação

16/05/2024 às 14:12:45 - Atualizado há

Eu falo hoje de São Paulo, quando neste momento, o Grupo Boticário está anunciando a publicação de seu décimo segundo Relatório ESG e, simultaneamente, apresenta de forma inédita a evolução dos seus Compromissos Para o Futuro, com os objetivos ainda mais transparentes e com o aprimoramento dos indicadores para acompanhamento.

Sob o mote "juntos construímos uma beleza de futuro", a atualização dos compromissos reforça a jornada coletiva e sustentável da companhia que nasceu no Paraná há mais de 4 décadas. O anúncio, que já estava agendado, coincide com um período difícil para o país, em especial para o Rio Grande do Sul – que sofre com as fortes chuvas que atingiram a região. No entanto, isso reforça ainda mais a importância de uma estratégia de ESG alinhada e incorporada ao ecossistema de negócios.

A novidade vem ao encontro do compromisso da empresa de atualizar as metas a cada três anos, garantindo que a estratégia ESG esteja alinhada aos desafios globais do tema e ao dinamismo e crescimento do Grupo. Em um ano de resultado histórico de mais de R$ 30 bilhões em vendas e crescimento de 30%, a empresa de capital fechado destaca-se também pelo pioneirismo em transparência, governança e inovação, que alavanca a implementação de soluções cada vez mais assertivas e de impacto positivo nas frentes ambiental, social e de governança.

Na apresentação do relatório ESG, a vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário, Fabiana de Freitas explicou que o sucesso do Grupo Boticário é pautado pela integração da sustentabilidade ao negócio. Para o grupo,  segundo a executiva, não há crescimento se não for coletivo e responsável. Todos os resultados e ambições, de acordo com Fabiana, só têm valor quando compartilhados com toda a sociedade, colaboradores, parceiros, fornecedores, distribuidores, representantes, franqueados e consumidores.

É importante lembrar que os compromissos assumidos pelo Grupo Boticário, desde 2021, estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo o mesmo horizonte temporal da Agenda 2030. São oito compromissos, distribuídos entre sete temáticas: Mudanças Climáticas; Resíduos; Água; Biodiversidade; Diversidade e Inclusão; Desenvolvimento Social; e Fornecimento Sustentável. E, para que seja possível potencializar os projetos,  eles se desdobram em 30 metas específicas para toda a organização.

Neste ano, o Grupo Boticário traz um Relatório ESG ainda mais robusto e com novidades. Além de manter o padrão internacional GRI (Global Reporting Initiative), trouxe mais evidências para o relato sobre mudanças climáticas, incluindo o framework completo da Força-tarefa para divulgações financeiras relacionadas ao clima). Também passou a incluir indicadores socioambientais específicos do setor de produtos pessoais e a dupla materialidade, considerando os impactos socioambientais e financeiros sofridos e causados pelo negócio.

Os constantes esforços já renderam relevantes resultados. Com foco na economia circular de resíduos de toda a sua operação, todos os novos produtos cosméticos contam com pelo menos um atributo de sustentabilidade em formulação ou embalagens. O Grupo também incentiva a redução de resíduos de catálogos, alcançando em 2023 a redução de 12% do volume em toneladas de resíduos de papel em relação ao ano anterior.

A empresa possui hoje o maior programa em pontos de coleta de logística reversa no mercado de beleza e cosméticos no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos. Em 2023, 34% dos resíduos gerados pelas embalagens foram reciclados e a meta é chegar a 45% em 2030.

Já para aumentar a eficiência hídrica do negócio, o Grupo Boticário prevê uma redução de 25% do volume de água consumido por tonelada de produto final e utilização de, pelo menos, 90% da água de reúso gerada nas operações fabris até 2030.

Fonte: BandNews
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