Pol√≠cia Plantão Cultural

Curitiba sedia os Jogos da Aventura e Natureza 2024 a partir de sexta-feira

A cidade de Curitiba, entre os dias 17 de maio e 2 de junho, será a principal sede do Jogos da Aventura e Natureza, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, pioneira no Brasil, que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.

Por Da Redação

16/05/2024 às 10:11:41 - Atualizado h√°
Foto: Portal do Servidor - Prefeitura Municipal de Curitiba

A cidade de Curitiba, entre os dias 17 de maio e 2 de junho, será a principal sede do Jogos da Aventura e Natureza, uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná, pioneira no Brasil, que integra a prática esportiva, o turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local.

Desde sua concepção em 2019, os JANs têm crescido significativamente, tornando-se um marco anual aguardado por milhares de pessoas em todo o país. Em 2024 já estão confirmadas três etapas: Curitiba e Região Metropolitana, a partir do próximo fim de semana; o retorno do Festival de Inverno, entre os dias 13 e 21 de julho no litoral paranaense; e uma nova etapa, no Vale do Iguaçu, entre 14 e 22 de setembro.

Segundo o secretário Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Pijak Jr, os Jogos da Aventura e Natureza é um evento de referência, unindo esporte, turismo e preservação ambiental.

"Os Jogos de Aventura e Natureza em Curitiba, além de ser um evento que vai movimentar a cidade, já que são mais de 30 eventos no período de realização dos jogos, ele vai desenvolver a cidade economicamente, porque nós teremos muita gente de fora, muita gente ocupando a rede de prestação de serviços, a alimentação que será consumida dentro da cidade, enfim, além de todo o desenvolvimento esportivo, oferta de atividades para a população, competições e espaço para que os atletas desenvolvam suas habilidades, também vai ser um grande indutor econômico", disse Pijak.

Ao todo serão disputadas competições em 40 modalidades como beach tenis, BMX, basquete, orientação, skate, canoagem, punhobol, patinação, ciclismo, natação, paraquedismo e muito mais.

As disputas vão acontecer em Curitiba, Campina Grande do Sul, Campo Largo, São José do Pinhas e Piraquara. Curitiba será sede da maioria das competições em locais como a Praça Oswaldo Cruz, o Parque Barigui, o Parque Naútico do Boqueirão, com sua raia de canoagem, e o Jardim Botânico.

O secretário de Estado do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski, comemora mais uma parceria com o capital do estado e com a região metropolitana e afirma que os Jogos de Aventura e Natureza, por onde passam, transformam o esporte da região. Além disso, Hélio Wirbiski também convidou as famílias para participarem do Festival da Família, nos dias 1 e 2 de junho, no Parque Barigui.

"A parceria entre o Governo do Estado, Curitiba e os municípios da região metropolitana beneficia a população e impulsiona o esporte paranaense. As pessoas que participam dos jogos podem também participar do Festival da Família, evento inovador no Estado, que traz uma experiência fantástica para crianças e adultos, com brincadeiras como perna de pau, tênis de mesa, mini futebol, além do tradicional voo cativo de balão.

Integração

O secretário Municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho também afirmou que a grande Curitiba se torna cada vez mais, uma cidade só, com eventos que unem várias cidades ao mesmo tempo.

Seminário mundial

Durante as semanas dos Jogos da Aventura e Natureza, Curitiba também será sede do Seminário Mundial de Discussão do Esporte Escolar, que vai reunir dirigentes de federações e confederações de mais de 20 países diferentes para discutir o futuro do esporte escolar em Curitiba e no país.

"Esse seminário que vamos realizar é mais um grande passo que a capital do esporte está dando para o desenvolvimento do esporte e da atividade física nas escolas de Curitiba. Assim como o hábito da leitura, o hábito de praticar esporte começa na infância e por isso temos que nos aprimorar cada vez mais. Com a prática de esporte e atividade física conseguimos melhorar a qualidade de vida, diminuir o índice de crianças sedentárias e obesas e melhorar a saúde de todos", completou Pijak.

Jogo das estrelas

Para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o Ginásio do Tarumã também vai sediar um grande jogo de voleibol das estrelas, que terá grandes nomes do vôlei mundial como Giba, Carlão, Alisson, Emanuel, Dante, Rodrigão e a Agatha. O jogo acontece no dia 25/5 às 10h da manhã.

Fonte: Plantao 190
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania