Geral Ajuda Humanitária

Paraná é o primeiro estado do País a criar Rede de Ajuda Humanitária de alcance nacional

O Paraná deu um grande passo no fortalecimento de suas capacidades de resposta a emergências com a sanção da Lei nº 21.

Por Diário do Sudoeste

15/05/2024 às 12:07:20 - Atualizado há

O Paraná deu um grande passo no fortalecimento de suas capacidades de resposta a emergências com a sanção da Lei nº 21.981/2024 pelo governador em exercício Darci Piana. Esta legislação pioneira cria a Rede Estadual de Ajuda Humanitária, a primeira do país com abrangência nacional, facilitando o auxílio rápido do estado em situações de crise, como as recentes chuvas no Rio Grande do Sul.

A Rede Estadual de Ajuda Humanitária do Paraná tem como objetivo promover ações de resposta rápida e humanitária em todo o território nacional, além de permitir a colaboração com organizações da sociedade civil. A rede é composta por uma comissão permanente que inclui membros da Superintendência Geral de Ação Solidária, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social e Família, e Secretaria da Justiça e Cidadania.

Os recursos utilizados pela rede serão geridos pelo órgão que propor a medida emergencial, com um compromisso de transparência na utilização dos fundos. A rede permitirá não apenas a distribuição de donativos e recursos, mas também o envio de efetivos para trabalho em áreas afetadas por crises em outros estados.

A criação da rede já mostrou seu valor prático, especialmente com a campanha SOS RS, que mobilizou 6,5 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Esta iniciativa é um exemplo de como a rede pode facilitar respostas rápidas e eficazes em situações de emergência.

"A aprovação da rede chega em boa hora. É fundamental dar uma resposta rápida, para fazer mais pelos nossos irmãos gaúchos", afirmou Luciana Saito Massa, primeira-dama do Paraná, destacando a importância da nova lei.

Com a sanção desta lei, o Paraná estabelece um modelo que pode ser seguido por outros estados, fortalecendo a capacidade do Brasil de responder a desastres e emergências de maneira coordenada e eficiente.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania