Educação Semana Nacional de Museus

Semana Nacional de Museus tem mais de mil participantes em todo o país

Com o tema Museus, Educação e Pesquisa, a 22¬™ edição da Semana Nacional de Museus "est√° bombando", disse a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Fernanda Castro à Ag√™ncia Brasil.

Por Agência Brasil

15/05/2024 às 10:07:32 - Atualizado h√°
Foto: Agência Brasil - EBC

Com o tema Museus, Educação e Pesquisa, a 22¬™ edição da Semana Nacional de Museus "est√° bombando", disse a presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Fernanda Castro à Ag√™ncia Brasil. O evento conta com a participação de 1.088 museus e instituições culturais e educativas de todo o pa√≠s, em atividades diversas.

"A diversidade √© imensa: tem semin√°rios, ações educativas, exposições, ações culturais vividas pelas comunidades, pelos bairros, mas explorando sempre essa tem√°tica."

Promovida anualmente pelo Ibram, a celebração marca o Dia Internacional dos Museus, comemorado no próximo s√°bado (18). O tema da 22¬™ edição foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus, organização não governamental internacional que tem um comit√™ brasileiro.

"O objetivo deste ano da Semana √© divulgar esse tema para estimular que as instituições museais, culturais e pontos de memória façam as suas atividades", disse Fernanda.

Integração e diversidade

No total, estão previstas 3.553 atividades em todo o Brasil para "promover a integração, divulgação e difusão dos acervos, da programação dos museus para que, de maneira coordenada, a população tome conhecimento dessa programação variada", conta Fernanda.

A programação inclui atividades presenciais e online e √© dividida por regiões. Ela pode ser acessada no site do Ibram. "Nessa programação, a gente tem informação se [o evento] √© gratuito, se não √©, qual √© o perfil et√°rio". Dentre as atividades previstas h√° exposições, visitas guiadas, palestras, mesas-redondas, rodas de conversa, lançamentos, oficinas, saraus, performances e apresentações musicais e teatrais.

Em um recorte regional, o Centro-Oeste conta com a participação de 63 museus, a Região Nordeste com 263, o Norte conta com 68 equipamentos culturais, a Região Sudeste tem 460 museus e, no Sul do pa√≠s, 234 museus.

Fernanda Castro salientou que, com as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, os eventos da Semana Nacional de Museus serão adiados para quando a situação se normalizar no estado: "a√≠, a gente vai fazer um novo per√≠odo de divulgação para participação dos museus nessas atividades".

Para a presidente do Ibram, uma das caracter√≠sticas desta semana comemorativa, em todos os anos, √© a diversidade da programação.

"A gente tem cinema, teatro, v√°rias atividades educativas. Este ano, em que o tema √© educação, a gente tem um peso enorme de atividades educativas e o p√ļblico infantil est√° sempre presente. Especialmente o trabalho com a primeira infância e a juventude tem sido muito valorizado nos √ļltimos anos. Al√©m dos profissionais dos museus que participam dos diversos eventos, h√° convidados das universidades e das comunidades."

Campanha

Fernanda aproveitou o evento para reforçar a campanha de ajuda ao Rio Grande do Sul, pedindo doações ao p√ļblico, especialmente de material de higiene, m√°scaras, √°gua, lençóis, cobertores e agasalhos, que serão transportados pelo Correios e Força A√©rea Brasileira (FAB) para distribuição no estado.

Cinco museus estão recebendo as doações diretamente. São eles: o Museu da Abolição, no Recife (PE); o Museu da Inconfid√™ncia, em Ouro Preto (MG); o Museu Imperial, em Petrópolis (RJ); e os museus Histórico Nacional e da Rep√ļblica, na cidade do Rio de Janeiro.

"Al√©m de participar da programação da Semana, as pessoas podem ser solid√°rias e ajudar o Rio Grande do Sul", disse Fernanda. (Alana Gandra)

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania