PolĂ­tica 8 de janeiro

Supremo condena mais 10 pessoas pelos atos do dia 8 de janeiro

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 10 pessoas pelos atos antidemocrĂĄticos de 8 de janeiro do ano passado.

Por Agência Brasil

10/05/2024 às 10:27:16 - Atualizado hĂĄ
Foto: UOL Notícias

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 10 pessoas pelos atos antidemocrĂĄticos de 8 de janeiro do ano passado. Com isso, foram sentenciados atĂ© o momento 216 acusados de envolvimento na invasão e depredação das sedes dos TrĂȘs Poderes, em BrasĂ­lia.

Em julgamento que terminou na Ășltima segunda-feira (6), o Supremo condenou, por maioria, sete pessoas a 14 anos de prisão, duas a 17 anos e outra a 11 anos e 11 meses.

Todos foram condenados pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado DemocrĂĄtico de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, pelos quais foram denunciados pela Procuradoria-Geral da RepĂșblica (PGR).

Ao final, prevaleceu o entendimento do relator, ministro Alexandre de Moraes, que sustentou a tese de que os envolvidos participaram dos crimes de forma coletiva, todos contribuindo para uma tentativa de derrubar o governo democraticamente eleito, conforme narrado na denĂșncia da PGR.

Todas as defesas alegaram, cada uma em ação penal própria, que a PGR não conseguiu individualizar as condutas dos rĂ©us, que teriam comparecido aos atos com intenções pacĂ­ficas, não podendo ser responsabilizados por crimes cometidos coletivamente.

Moraes rebateu os argumentos, apontando provas apresentadas pela PGR como vĂ­deos dos circuitos de segurança do Congresso, do PalĂĄcio do Planalto e do próprio Supremo, bem como mensagens produzidas pelos próprios rĂ©us que atestam a participação nos crimes.

Os condenados foram sentenciados tambĂ©m a pagar, solidariamente com os demais, uma multa no valor de R$ 30 milhões a tĂ­tulo de reparação pelos danos causados aos prĂ©dios pĂșblicos.

Outros 19 recursos contra condenações passadas foram rejeitados pelo Supremo. Moraes homologou, ainda, mais 31 acordos de não persecução penal fechados entre o MinistĂ©rio PĂșblico e rĂ©us pelo 8 de janeiro que foram acusados de crimes menos graves, como incitação à animosidade das Forças Armadas.

Ao todo, a PGR apresentou cerca de 1,4 mil denĂșncias relacionais aos atos golpistas de 8 de janeiro. Foram fechados, atĂ© o momento, 203 acordos com rĂ©us acusados de crimes menos graves.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo