Geral Últimas Notícias

Como declarar a rescisão contratual no Imposto de Renda 2024?

Quando uma pessoa é demitida sem justa causa, não sai "de mãos abanando".

Por Da Redação

06/05/2024 às 07:54:05 - Atualizado há

Quando uma pessoa é demitida sem justa causa, não sai "de mãos abanando". Direitos como o 13º salário proporcional, férias vencidas, multa do FGTS e seguro-desemprego estão previstos em lei. E na hora de declarar o Imposto de Renda? O que estas pessoas devem fazer?

Confira todos os episódios da série Tira-Dúvidas do IR 2024 aqui

O professor Deypson Carvalho, da UDF, fala como proceder na hora da declaração: "Todos os rendimentos oriundos de rescisão do contrato de trabalho, caso a rescisão tenha sido paga ao ex-empregado durante o ano o calendário de 2023, deverão constar do informe de rendimentos que é fornecido anualmente pela fonte pagadora à pessoa física beneficiária".

Deypson ressalta que os rendimentos são passíveis de cobrança de imposto, assim como os ganhos salariais: "Os rendimentos tributáveis constantes na rescisão contratual, como é o caso do saldo de salário, das férias acrescidas de um terço, deverão ser consolidados com os demais rendimentos tributáveis para que seja realizado o ajuste anual do Imposto de Renda, seja pela opção de tributação pelas deduções legais ou do desconto simplificado".

José Carlos Fonseca, supervisor nacional da Receita Federal, ressalta que os ganhos, mesmo que sejam de origem judicial, estão passíveis de cobrança de impostos:

"Se a verba recebida for de origem trabalhista, estará sujeita a tributação trabalhista (mesmo que tenha sido recebida judicialmente). Se for trabalhista, é como se ele estivesse recebendo na ação aquilo que deveria ter recebido, na época, como uma verba trabalhista. Então, as mesmas verbas que seriam tributadas naquela época serão tributadas também na decisão judicial".

O prazo para declaração do Imposto de Renda 2024 vai até o dia 31 de maio. Até lá, o Tira-Dúvidas do IR 2024 vai continuar respondendo às suas questões.

© Juca Varella/Agência Brasil

Economia Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024 Brasília 06/05/2024 - 07:30 Israel do Vale/Marizete Cardoso Edgard Matsuki - Repórter da Radioagência Nacional Imposto de Renda IRPF imposto de renda 2024 Tira-dúvidas do IRPF 2024 Tira-dúvidas do IRPF segunda-feira, 6 Maio, 2024 - 07:30 2:33
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo