Geral Notícias

Rio Grande do Sul tem 6 barragens com alerta de risco de ruptura

Neste domingo (5), o governo do Rio Grande do Sul (RS) informou que seis barragens estão com risco iminente de ruptura devido às fortes chuvas.

Por Da Redação

06/05/2024 às 07:53:46 - Atualizado há
Foto: Poder360

Neste domingo (5), o governo do Rio Grande do Sul (RS) informou que seis barragens estão com risco iminente de ruptura devido às fortes chuvas.

As chuvas, que atingem o estado desde a semana passada, afetaram mais de 850 mil pessoas e deixaram 78 mortos.

Ao todo, o Rio Grande do Sul tem 18 barragens que apresentam algum nível de fragilidade. Além das seis barragens em situação mais crítica, outras cinco estão em "nível de alerta", ou seja, quando "anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança".

Veja também:

Além disso, outras sete barragens estão em "nível de atenção", que é quando "as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo".

Além da barragem de 14 de julho, que rompeu parcialmente na última quinta-feira (2) entre as cidades de Cotiporã e Bento Gonçalves, a barragem PCH Salto Forqueta, em São José do Herval e Putinga, também está com risco iminente de ruptura. 

Também foram identificados "danos na margem direita da barragem e sinistro na Casa de Força, causado por inúmeros deslizamentos" na Salto Forqueta.

Veja as demais barragens com risco de deslizamento no Rio Grande do Sul

  • São Miguel, em Bento Gonçalves 
  • SDR, em Eldorado do Sul 
  • Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra
  • Arroio Barracão, em Bento Gonçalves

Barragens com nível de alerta e atenção no Rio Grande do Sul

Entre as barragens em alerta, estão a UHE Dona Francisca, em Nova Palma; a UHE Bugres-Barragem Divisa, Canela; e a barragem Capané, Cachoeira do Sul. Além disso, a barragem B2, em São Jerônimo; e a barragem Tupi, em Taquari também estão sob risco.

As outras sete barragens em "nível de atenção" são: a UHE Bugres-Barragem do Blang e a UHE Canastra, ambas em Canela; a UHE Monte Claro, em Bento Gonçalves e Veranópolis; a UHE Castro Alves, em Nova Roma do Sul  e Nova Pádua; a barragem PCH Furnas do Segredo, em Jaguari; além das barragens Samuara e Dal Bó, ambas em Caxias do Sul.

O governo monitora as barragens de Santa Lúcia, em Putinga; Nova de Espólio de Aldo Malta Dihl, em Glorinha; Belo Monte, em Eldorado do Sul; e Filhos de Sepé, em Viamão.

Com apoio do Instituto Solange Massa.

Fonte: Massa News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania