Litoral Cidades

Centro Comunitário Profissionalizante em Matinhos capacita moradores e impulsiona sonhos e mercado de trabalho local

Para a semana que vem, outros quatro cursos na área de gastronomia já estão programados para iniciar, e as inscrições estão abertas.

Por Da Redação

06/05/2024 às 06:53:22 - Atualizado há
Para a semana que vem, outros quatro cursos na área de gastronomia já estão programados para iniciar, e as inscrições estão abertas. Foto: Prefeitura de Matinhos

Na última sexta-feira (3), os 15 alunos que estavam realizando o curso de "Preparo de tortas doces e salgadas" no Centro Comunitário Profissionalizante (CCP) Vereador Mário Braga, em Matinhos, concluíram a formação. Além deles, outros 30 estudantes estão participando da formação em "introdução ao trabalho de manicure e pedicure", com previsão de conclusão na próxima sexta-feira (10).

O CCP Mário Braga vai além de fornecer capacitação para a mão de obra dos matinhenses. Ele desempenha um papel importante no impulsionamento do mercado de trabalho local, promovendo cursos que atendem as demandas da comunidade. Manicures, confeiteiras, pedreiros e profissionais de administração, construção civil e informática são apenas alguns exemplos dos beneficiados pela iniciativa.

"Já promovemos mais de 50 cursos em várias áreas. Desde a reinauguração do centro, em junho de 2022, mais de 500 alunos já concluíram alguma capacitação no CCP. Isso significa mão de obra qualificada na cidade, incentivo ao empreendedorismo e movimentação na economia local. Este foi um trabalho grande do nosso prefeito José Carlos do Espírito Santo, que sempre buscou ajudar a todos, e de nossa secretária de Assistência Social, Enélida Ramos de Lima", diz Lielto Alves Ramos, coordenador do Centro Comunitário Profissionalizante, ao JB Litoral.


Oportunidade para transformar sonhos em realidade


Um dos alunos que concluíram o curso de "Preparo de tortas doces e salgadas" na semana passada foi Lucas Jokowski Fernandes, de 25 anos. Para ele, o principal diferencial da iniciativa é que os cursos são gratuitos.

"Ajuda muitas pessoas que não podem pagar, isso é muito bom. Além de agregar muito conhecimento. A gente aprende desde coisas básicas até desenvolver em batedeira, por exemplo, que é algo mais complexo. Com tudo o que aprendi aqui, quem sabe, no futuro, eu possa empreender", disse Lucas.

De acordo com ele, seu sonho é empreender na área de gastronomia/confeitaria. "É um sonho a ser realizado e espero que eu consiga. Esse curso foi apenas o início, pretendo dar continuidade em mais capacitações para ter mais possibilidades de trabalhar com doces e salgados", afirmou.

Tânia Mara da Silva, de 51 anos, também realizou o curso. Para ela, a capacitação é muito importante, pois prepara os alunos para o mercado de trabalho. "Por meio desse curso, pretendo começar a trabalhar como profissional liberal, com uma cozinha própria para entrega", contou.

Já Agatha da Cunha Culeza, de 16 anos, aprendeu a fazer tortas doces e salgadas como hobby. Ela comentou que gosta muito de cozinhar e, com o curso, conseguiu variar as opções.

"Passo muito tempo em casa e gosto muito de cozinhar, mas só sabia o mais básico, tipo bolos. Agora tenho várias opções diferentes", disse.

Os alunos Lucas Jokowski Fernandes, Tânia Mara da Silva e Agatha da Cunha Culeza foram uns dos que encerraram a formação em
Os alunos Lucas Jokowski Fernandes, Tânia Mara da Silva e Agatha da Cunha Culeza foram uns dos que encerraram a formação em "Preparo de tortas doces e salgadas" na última sexta-feira (3). Foto: Prefeitura de Matinhos

Mais cursos com inscrições abertas


Os cursos ofertados no CCP Mário Braga são realizados em parceria com o Senac Caiobá, Senar Paraná, Senai Paraná, além de voluntários. "Já tivemos uma voluntária, empreendedora e proprietária de comércio em Matinhos, que contribuiu com um curso maravilhoso. E surgiram mais dois voluntários para outros cursos, um deles de Suporte Básico de Vida, com o instrutor Arilton Portella, que será lançado em breve", adiantou Lielto ao JB Litoral.

Ao longo de quase dois anos, mais de 500 alunos já passaram pelo CCP Mário Braga, recebendo capacitação em um dos mais de 50 cursos que já foram oferecidos. Foto: Prefeitura de Matinhos
Ao longo de quase dois anos, mais de 500 alunos já passaram pelo CCP Mário Braga, recebendo capacitação em um dos mais de 50 cursos que já foram oferecidos. Foto: Prefeitura de Matinhos

Na semana que vem, a partir de segunda-feira (13), novos quatro cursos relacionados à área gastronômica serão iniciados, cada um com 15 vagas. As turmas são para "Doces e salgados para festas infantis", "Comida de boteco", "Comida de rua: pelo Brasil e pelo mundo" e a segunda turma de "Preparo de tortas doces e salgadas".

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no CCP Mário Braga, localizado na Avenida Paraná, nº 462, ao lado do Centro Municipal de Fisioterapia e Abastecimento. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Os interessados em obter informações detalhadas sobre os cursos oferecidos podem entrar em contato através do telefone 0800 397 1600, discando o ramal 787.

O CCP Mário Braga fica localizado na Avenida Paraná, nº 462, ao lado do Centro Municipal de Fisioterapia e Abastecimento. Foto: Prefeitura de Matinhos
O CCP Mário Braga fica localizado na Avenida Paraná, nº 462, ao lado do Centro Municipal de Fisioterapia e Abastecimento. Foto: Prefeitura de Matinhos

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo