Primeiro parque de Curitiba, o Passeio Público completa 138 anos nesta quinta-feira (2).
Primeiro parque de Curitiba, o Passeio Público completa 138 anos nesta quinta-feira (2). O espaço no Centro da cidade foi criado em 1886 e, atualmente, reúne a fauna e a flora curitibanas. Desde 2017, obras de melhorias e revitalizações foram feitas e colocaram o parque como um dos mais movimentados da capital.
Ao longo dos anos, o Passeio Público chama a atenção pelo desenvolvimento, mas a criação dele também tem destaque diante das melhorias ambientais feitas à época, como explica o superintendente de Obras e Serviços do Meio Ambiente de Curitiba, Jean Brasil.
Atualmente, o Passeio funciona como sede do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna. O superintendente ainda destaca o ambiente acolhedor do espaço.
O zoológico, então primeiro da cidade, permaneceu no Passeio Público por quase um século, desde a abertura até 1982, chegando a ter até animais de grande porte, como leões e um búfalo branco. O local também foi a primeira sede do Museu Botânico de Curitiba, entre 1965 e 1975. Para Jean, a história do Passeio Público tem também significado afetivo para muitos moradores.
O Passeio Público funciona de terça a domingo, das 6h às 20h.
Reportagem: Bárbara Hammes