Política TRF-4

Gabriela Hardt e três desembargadores do TRF-4 são afastados pelo CNJ

Por ICL Notícias

15/04/2024 às 12:45:10 - Atualizado h√°

O corregedor-nacional de Justiça, Lu√≠s Felipe Salomão, afastou da Justiça a ex-titular da 13√ā¬™ vara de Curitiba Gabriela Hardt e tr√™s desembargadores que atuam no Tribunal Regional Federal da quarta região, o TRF-4, por burlar à ordem processual, violar o código da magistratura, prevaricar e até burlar decisões do Supremo.

Gabriela Hardt ficou conhecida por ter plagiado parte da sentença que condenou o presidente Lula no caso do tr√≠plex do Guaruj√° e us√°-la na condenação do processo sobre o s√≠tio de Atibaia, quando atuava como ju√≠za substituta em Curitiba, atendendo à pressão dos procuradores lavajatistas para apressar o andamento do processo. Ela também ganhou notoriedade entre bolsonaristas por ter ameaçado Lula durante um interrogatório em 2018 ao dizer para ele: "Se continuar nesse tom, teremos problemas".

Ela foi a respons√°vel pela homologação do trato que viabilizou a criação da fundação privada que seria abastecido com recursos da Lava Jato e teria integrantes da força-tarefa entre seus gestores. A empreitada foi jocosamente tratada como "fundação criança esperança" pelo ministro Gilmar Mendes.

Afastamento de Gabriela Hardt

Juiza Gabriela Hardt. Foto: Reprodução

Segundo informação obtida pelo blog da jornalista Daniela Lima, da Globonews, a decisão do corregedor, j√° encaminhada aos pares do Conselho Nacional de Justiça, cita que a ju√≠za admitiu ter discutido previamente decisões com integrantes da extinta força-tarefa e violações "ao dever funcional de prud√™ncia, de separação dos poderes, e ao código de ética da magistratura".

Hardt, segundo a corregedoria do CNJ, avalizou a criação da fundação da Lava Jato abastecida com recursos da Petrobras com base "em informações incompletas e informais, fornecidas até mesmo fora dos autos" pelos procuradores de Curitiba. E que a operação, agora sob investigação, se assemelha a um esquema de "cash back".

Salomão ressalta os feitos da Lava Jato, assevera que a investigação produziu achados relevantes para o pa√≠s, mas que, em dado momento, "descambou para a ilegalidade".J√° os desembargadores Thompson Flores, Danilo Pereira J√ļnior (atual titular da 13√ā¬™ vara) e Louraci Flores de Lima acabaram na malha fina do corregedor por desobedi√™ncia a decisões do STF.

O pedido para an√°lise da burla a decisões da corte foi feito à Corregedoria pelo ministro Dias Toffoli, ele mesmo autor de ordens que teriam sido desacatadas.

Os desembargadores alvo do CNJ chegaram a decretar prisão de investigados que j√° tinham tido os processos na primeira instância suspensos pelo Supremo, por suspeita de irregularidades na condução das investigações.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo