Educação

Alfabetizando em casa: 10 dicas para ajudar os pais na educação remota

Por Correio 24 Horas

13/06/2021 às 16:30:20 - Atualizado hĂĄ

Heitor tem 6 anos e estĂĄ aprendendo a ler e escrever via ensino remoto. A mãe e administradora, Carla Lima, fica a manhã toda ao lado dele, tentando acompanhĂĄ-lo. "Heitor faz reforço escolar trĂȘs vezes na semana. Busco uns joguinhos e livros de história, porém, sei que ele sente falta do contato com os coleguinhas para que descubra a leitura e a escrita com mais empenho". Esse é só um dos desafios que os pais de crianças nessa fase estão enfrentando, diante da expectativa de chegar ao final do ano com o ABC na ponta da lĂ­ngua.

A professora de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Silvia Colello, destaca que sim, a tarefa é difĂ­cil e estĂĄ sendo prejudicada pela pandemia, porém, não é impossĂ­vel, principalmente, quando os pais abrem espaços para que o aprendizado aconteça em casa.

"Cada um aprende de um jeito e em um ritmo, com aquilo que vive. Os pais podem manter acesa a chama da curiosidade, da vontade de conhecimento e com isso, serem cĂșmplices da escola", pontua.

Junto com outras especialistas em Alfabetização e Primeira Infância, Silvia traz 10 orientações que podem ajudar os pais, não só na mediação desse conhecimento, mas na transformação da casa nesse mundo de descobertas que a letra e a escrita guarda para as crianças. Confira o que elas aconselham.

1) Papel de mediação
A primeira lição é entender qual é a função dos pais no processo de alfabetização e deixar claro que a famĂ­lia não deve assumir o papel do professor, mas sim, de ponte, como destaca a professora dA pós-graduação da Faculdade de Educação da USP, Silvia Colello. "Ou seja, favorecer o trânsito da criança com a escola e o conhecimento, viabilizar esse trabalho".

2) Curiosidade
As crianças tĂȘm muitas questões, dĂșvidas, curiosidades sobre tudo que as cerca, inclusive, as palavras. Por isso, a mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UnB e especialista em Primeira Infância, Carol Velho, orienta que não se dĂȘ respostas de forma objetiva. "Refaça sempre a pergunta para elas acharem e construĂ­rem suas respostas".

3) Leitura e história
Leia com frequĂȘncia para a criança e peça que ela leia também ao modo dela. A professora da Faculdade de Educação da Ufba, Liane AraĂșjo, recomenda livros com alfabeto poético, jogos de palavras e histórias rimadas. "HĂĄ sites como A Taba, Bamboleio e produções de literatura digital das editoras Caixote e Storymax. Outra dica é o aplicativo gratuito Crianceiras, com poemas de Manuel de Barros".

4) Interações em casa
Liane AraĂșjo destaca, ainda, a importância de transformar a própria casa em um ambiente de aprendizagem: "Explore letras e palavras com alfabetos móveis em jogos e Ă­mãs de geladeira, por exemplo, cuidando para que as crianças reconheçam os caracteres da escrita e tentem formar palavras dentro de suas possibilidades no momento", aconselha.

5) Brincadeiras
Para desenvolver a oralidade é importante brincar de trava-lĂ­nguas, o que é o que é, palavras que comecem com a letra, que rimam e jogo da memória, como pontua Carol Velho, da UnB. "É jogar junto: achar nas palavras de uma história letras que conhecem, brincar de forca, recortar letras de revistas e montar palavras, usar embalagens para brincar de ir ao supermercado".

6) PrĂĄticas de leitura e escrita
Outro conselho é usar o nomede pessoas da famĂ­lia e amigos, observando semelhanças e diferenças e mostrar essa referĂȘncia quando for tentar ler e escrever outras palavras. "Converse sobre as prĂĄticas de escrita e leitura, textos, a função de cada um deles, sempre em situações naturais de uso desses gĂȘneros", complementa Liane AraĂșjo, da Ufba.

7) GĂȘneros
Silvia Colello, da Usp, acrescenta a necessidade de incluir vĂĄrios gĂȘneros de texto: "Seja na hora de escrever uma lista de compras, fazer uma receita, ou um bilhete para uma vovó, é preciso diversidade". Ah, e não basta só ler a história. "É discuti-la. O que vocĂȘ acha que o lobo sentiu naquele momento? Isso amplia a capacidade mental da criança de lidar com o mundo da escrita", completa.

8) A cartilha tradicional funciona?
A alfabetização vai além de juntar 'letrinhas' e envolve um processo muito mais amplo de compreensão do mundo e das funções da escrita, ao criar em casa um ambiente favorĂĄvel para isso. "Os pais que concebem o processo com esse olhar conseguem fazer uma intervenção muito mais ampla", ressalta Silvia Colello,
da USP.

Leia também - Quando a escola não basta: aulas particulares de até R$ 850 por mĂȘs tĂȘm lista de espera

9) Escrita espontânea
Aqui entra mais um recurso que pode ajudar os pais nessa tarefa: o incentivo ao desenho e a escrita espontânea, como aconselha Carol Velho, da UnB. Vale reforçar, inclusive, que nãotem forma certa ou errada de escrever nesse momento. "Para a criança ler e escrever, as atividades precisam fazer sentido para ela. Busque coisas do seu interesse e dialogue sobre o mundo que a cerca, seus sonhos e o que mais gosta".

10) Alfabetização é um processo
A aprendizagem vai se dar em um contexto de limitações, dificuldades e incertezas. Liane AraĂșjo, da Ufba, deixa um recado para os pais: "Não tem como esperar o mesmo desempenho das crianças, nem se responsabilizar por neutralizar as lacunas. Seu filho vai aprender a ler e a escrever. Teremos sim, que enfrentar os prejuĂ­zos, porém, as aprendizagens escolares não serão as maiores perdas".

E O APLICATIVO DO MEC?
Lançado na pandemia e com o conceito pedagógico desenvolvido pela Universidade de JyvĂ€skylĂ€, na Finlândia, o GraphoGame, jĂĄ acumula 722.790 mil downloads. No entanto, a professora da Ufba, Liane AraĂșjo, alerta os pais: "O game confunde letra e som e termina antecipando dificuldades da ortografia para crianças muito pequenas", analisa. O MEC não se posicionou sobre as ressalvas ao App.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo