Geral Últimas Notícias

Lei estabelece acessibilidade para autistas em pontos turísticos do RJ

No Rio de Janeiro, uma nova lei estabelece direitos para pessoas com transtorno do espectro autista.

Por Da Redação

11/04/2024 às 19:10:56 - Atualizado há
Foto: Agência Brasil - EBC

No Rio de Janeiro, uma nova lei estabelece direitos para pessoas com transtorno do espectro autista. Pontos turísticos e estabelecimentos de hotelaria ficam obrigados a se adaptar e oferecer acessibilidade para esse público. A medida foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada esta semana pelo governador Cláudio Castro.

Entre as determinações da legislação está a obrigatoriedade de vagas prioritárias em estacionamentos, placa informativa no acesso a locais em que haja muitos estímulos sonoros ou som alto e a disponibilização de abafadores de ruído. Também deve ser disponibilizado 'toalete família', para que a pessoa com o transtorno posso utilizá-lo com acompanhamento de parente ou cuidador.

Fica estabelecido ainda que haja capacitação dos colaboradores para que possam orientar esses visitantes e a disponibilização de materiais impressos ou que auxiliem o planejamento da visita.

Outra determinação é que, se houver qualquer ato discriminatório às pessoas autistas, os estabelecimentos deverão prestar auxílio à vítima e à sua família, colaborando com eventuais investigações policiais.

Fábio Cordeiro, autista e presidente Organização Neurodiversa pelos Direitos das Pessoas Autistas, reforça a importância da medida.

"Caminha com o que temos de mais moderno no mundo em relação a inclusão. As pessoas autistas e seus familiares não aceitam mais apenas o mínimo e como qualquer um nós queremos e temos o direito também de participar do mundo e usufruir dos espaços de lazer. O turismo faz parte do bem-estar social. Nós queremos passear, conhecer o mundo, e temos que ser recebidos com dignidade, como qualquer pessoa".

A iniciativa já ocorre de forma semelhante na Ilha do Mel e no Parque das Cataratas do Iguaçu, no Paraná.

No Brasil, desde 2012, a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista estabelece que as pessoas com o transtorno são reconhecidas como pessoas com deficiência tendo, portanto, os mesmos direitos.

Direitos Humanos Rio de Janeiro 11/04/2024 - 17:23 Daniella Longuinho / Fran de Paula Carolina Pessoa - repórter da Rádio Nacional Transtorno do Espectro Autista pontos turísticos acessibilidade quinta-feira, 11 Abril, 2024 - 17:23 124:00
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo