Política ? Sub-destaques #3

PAC: Lula prepara obras com foco na população de baixa renda; veja lista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara o anúncio de novas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e medidas econômicas para as próximas duas semanas.

Por Da Redação

04/04/2024 às 18:11:25 - Atualizado há

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara o anúncio de novas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e medidas econômicas para as próximas duas semanas. A iniciativa ocorre em meio à queda de popularidade.

A população de baixa renda será o foco dos investimentos. O pacote deverá ser lançado até o dia 15 de abril. A informação é do G1.

O plano deverá prever renovação da frota de ônibus, inclusive com veículos elétricos, além da ampliação do acesso à água para áreas rurais, da urbanização de favelas e da regularização de assentamentos.

Água para Todos

Nos novos lançamentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), 17 estados devem ser atendidos no programa que vai levar água potável para regiões rurais. Pará, Ceará e Bahia, de acordo com integrantes do governo, possuem a maior demanda.

Desde o ano passado, o governo tem recebido propostas de governos estaduais para serem incluídos na lista dessas obras, que fazem parte do eixo Água para Todos, do PAC. Nem todos estados, porém, apresentaram projetos ou se enquadraram nas regras do programa.

O programa leva água potável à população de distritos rurais. Se as casas forem distantes umas das outras, a solução deverá ser a construção de poços ou fontes de captação de água. Mas, se as residências forem mais concentradas, a obra poderá levar água diretamente para as casas.

Novos ônibus

Uma outra medida será a possibilidade de prefeituras e estados poderem fechar um acordo com o governo federal para a compra de ônibus menos poluentes ou elétricos. Os ônibus serão adquiridos por meio de um financiamento com juros baixos. Há a possibilidade de serem utilizados recursos do Fundo Clima e do FGTS.

Até o fim do ano passado, havia menos de 500 ônibus elétricos em circulação no país. Integrantes do governo querem cerca de 3 mil novas unidades, mas isso ainda não deve ser atingido nessa rodada de anúncios de abril.

PAC: Obras em periferias

Presidente Lula no lançamento do Novo PAC (Agência Brasil)

O pacote também deverá contemplar melhorias para infraestrutura urbana em favelas, como ampliação do saneamento básico, contenção de encostas, sistema viário e iluminação pública.

Também está em estudo conceder a regularização do terreno para alguns moradores dessas comunidades e de assentamentos habitacionais.

Crédito

Também vão ser lançadas medidas de incentivo à economia, com uma medida provisória que deverá estimular o crédito no país.

O governo pretende criar uma linha de crédito para pessoas que fazem parte do Cadastro Único, que reúne dados da população de baixa renda e que podem se enquadrar em programas sociais. A ideia é que o crédito seja liberado para quem queira usar os recursos para empreender.

O plano deverá incluir ainda incentivos ao crédito imobiliário e também hedge cambial (proteção ao risco da variação da taxa de câmbio dos financiamentos) para quem quer investir em projetos ligados à transição energética.

Fonte: ICL Notícias
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo