Pol√≠cia Plantão 190

Vítima fatal de engavetamento no Contorno Sul era fotojornalista renomado de Curitiba

Foi identificada a vítima fatal do acidente trágico na manhã desta segunda-feira (1).

Por Da Redação

01/04/2024 às 16:31:26 - Atualizado h√°
Foto: Reprodução internet

Foi identificada a vítima fatal do acidente trágico na manhã desta segunda-feira (1). Trata-se de Chuniti Kawamura, de 74 anos. Chuniti era muito conhecido no fotojornalismo, trabalhou na Tribuna do Paraná e O Estado do Paraná durante vários anos inclusive em 2007 ganhou o prêmio nacional de fotografia New Holland. Além disso Chuniti trabalhou como fotógrafo do Governo do Estado do Paraná. Extremamente carismático, Chuniti conquistava as pessoas por onde passava.

O acidente

Chuniti estava no Contorno Sul na manhã desta segunda-feira (1), na faixa da direita, próximo ao viaduto do Caiuá, no km 593 da rodovia. O trânsito estava praticamente parado e o condutor de uma carreta carregada de grãos que estava na faixa da esquerda, ao perceber que não ia conseguir parar jogou o veículo para direita, atingiu um Peugeot que conseguiu acelerar e sair pelo acostamento e na sequencia atingiu em cheio o veículo Toyota Yaris conduzido pelo fotógrafo. O carro foi empurrado por alguns metros até colidir na traseira de outra carreta que estava parada no congestionamento. O carro foi esmagado entre os dois veículos. As equipes de resgate chegaram a ser acionadas, mas Chuniti morreu na hora.

O condutor do Peugeot atingido na traseira não ficou ferido. Ele retornava para Camboriú onde reside.

Pouco após o acidente trágico que resultou na morte de um homem no Contorno Sul, BR-376, no bairro Caiuá em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (1), já foi possível constatar no local que a carreta que provocou o engavetamento estava com o freio isolado (adulterado).

O isolamento do freio consiste em inutilizar o sistema de freio em algum eixo ou roda do veículo, diminuindo a eficiência de frenagem de todo o veículo. Geralmente esse tipo de infração é feita quando o caminhoneiro constata que há um problema no freio em uma ou mais rodas de um eixo. Em vez dele parar para levar o veículo para manutenção, ele isola o freio daquele eixo ou roda para continuar rodando sem problemas, assim ele não perde tempo na viagem, já que a manutenção demoraria bastante tempo. Conforme o Código Brasileiro de Trânsito, a infração de conduzir veículo em mau estado de conservação ou com equipamento obrigatório ineficiente é de natureza grave. O valor da multa é de R$ 195,23 e a infração ainda contabiliza 5 pontos na carteira de habilitação.

A perícia da Polícia Científica esteve no local e realizou os trabalhos. Após o término do relatório da perícia será possível constatar quantos eixos ou rodas estavam com isolamento dos freios. O motorista da carreta que provocou o acidente foi encaminhado para a Delegacia de Delitos de Trânsito. O corpo de Chuniti foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Curitiba.

Fonte: Plantao 190
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo