Geral Capa

Semana das Engenharias recebeu a presença da Promotora Kele Bahena

Da esquerda: Eng.

Por Da Redação

28/03/2024 às 16:46:32 - Atualizado há

Ela esteve acompanhada de assessoras do MPPR no Teatro Sesi

Redação/Tribuna

Na noite de quarta-feira, dia 27, na continuidade das comemorações da Semana das Engenharias organizadas pela Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Apla) que completa 34 anos em março e tem apoio do CREA-PR, o Ministério Público se fez presente na segunda palestra da noite no Teatro do Sesi, em Santo Antônio da Platina. A Promotora de Justiça Kele Cristiani Diogo Bahena abordou sobre "Atuação do Ministério Público na Habitação e Urbanismo". Ela foi auxiliada pelas Advogadas e Assessoras do MPPR Aline Marcelino Muniz de Oliveira e Luana Vitória Bianchi das Neves. A primeira palestra da noite foi ministrada pela Engenharia Civil, de Londrina, Maria Clarice Rabelo que falou sobre "Os Desafios e Inovações na Construção Civil".

O segundo momento de partilha de conhecimento ficou por conta da Promotora de Justiça Kele Bahena, ela que iniciou a carreira, como Promotora de Justiça Titular da Comarca de Curiúva onde trabalhou por dois anos e três meses. Também foi Promotora de Justiça da Comarca de Ribeirão do Pinhal por 10 anos e, atualmente, é Promotora Coordenadora do Gepatria Norte Pioneiro – que é o Grupo Especializado de Proteção ao Patrimônio Público do Norte Pioneiro, onde está designada desde março de 2009.

Na ocasião o MPPR abordou os trabalhos do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (GAEMA) do MPPR que atende hoje,  40 municípios da região e que é necessário uma parceria com a Polícia Civil e outros órgãos de fiscalização e que a atuação, tem sido por atacado, prevenção, corrigindo deficiências. Também se falou, numa primeira fase de trabalho, sobre a criação de marcos regulatórios, com delimitação e mapeamento das estradas rurais, no que diz respeito a previsão da malha viária em mapas, classificação em primárias, secundárias e terciárias; além da indicação da extensão, da largura mínima e da área de servidão. Também mencionou-se sobre a Constituição de obrigações ao Poder Público e aos proprietários na sua conservação, ou seja, disciplinando obrigações com vistas à conservação dos trechos (métodos conservacionistas); e a Indicação em lei de verba orçamentária para a conservação das estradas rurais. Falou-se também dos Loteamentos Rurais Clandestinos e que o objetivo principal se dá pela ação preventiva. Também que o Plano Setorial visa o combate ao parcelamento irregular do solo rural dos 40 Municípios de atribuição do GAEMA.

Ainda resumidamente foi mencionado sobre os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre outras abordagens a Promotora Kele e as assessoras ainda explanaram com relação à proteção da saúde dos moradores dos loteamentos clandestinos, onde ocorrem deslizamento de terras ou inundações, tendo contato direto com agroquímicos e com atividades rurais potencialmente poluidoras.

Estiveram presentes alunos do Colégio Sesi, dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, o Diretor Regional de Londrina do CREA-PR Edgar Matsuo Tsuzuki, o engenheiro civil Nelson Luiz, o anfitrião presidente da Apla, Fernando Santos, o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Santo Antônio da Platina, Luís Carlos da Silva, o ex-vereador Gil Martins, acompanhado de sua esposa e filho, entre outros engenheiros, arquitetos, advogados e convidados.

PANORAMA REGIONAL

(por Barboza)

Quatiguá – Na quarta-feira de manhã, dia 27, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu encontro denominado de "Páscoa e Tecnologia para Idosos mais Jovens", com o pessoal da Terceira Idade com o intuito de comemorar a Páscoa. Aconteceu palestra ressaltando a importância da tecnologia para manter todos atualizados e conectados, conteúdo abordado por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Também foi oferecido um café da manhã bem preparado para todos os envolvidos no projeto. De acordo com a Prefeitura, essa comemoração "foi dedicada às pessoas atendidas no projeto "Idosos mais Jovens", realizado no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos", que é desenvolvido no Salão dos Idosos de Quatiguá.

Ibaiti – Na terça-feira, 26, o prefeito de Ibaiti, Antonely Carvalho, acompanhado do vice-Prefeito Ulisses Mingote e da pré-candidata a prefeita do município, Karina do Peté, estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), visitando o deputado estadual em seu gabinete, Alexandre Curi. Entre outros assuntos, o parlamentar firmou apoio total à pré-candidatura a Prefeita de Ibaiti, Karina do Peté.

Biblioteca – Neste sábado, dia 30 de março, a Biblioteca platinense, localizada onde era a Praça São Benedito, esquina com as Ruas Arthur Franco e 13 de Maio, estará aberta das 9h às 12h para uma programação do Especial de Páscoa. A partir das 10h tem início a contação de histórias através de Maria Dolce e Lorena Carvalho. Em seguida, as crianças e adolescentes se envolvem com uma caça ao tesouro especial pela parte interna e externa da Biblioteca, tudo isso numa iniciativa da Decole Com Livros para os moradores de Santo Antônio da Platina e da região que se fizerem presente pela cidade.

Arapoti – O Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Pessoa Idosa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), de Arapoti realizou reuniões, para comemorar os aniversariantes do mês de março, na unidade central do projeto e, na Vila dos Funcionários o encontro contou com a presença da Professora de Educação Física Sayuri, que conduziu uma atividade de alongamento com os participantes e falou sobre a importância da atividade física em todas as etapas da vida.

TAGS Capa
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo