Política ? Home Destaques

Perícia do INSS: espera no Nordeste é 5 vezes maior que no RJ, mas cai tempo médio no país

Dados do Ministério da Previdência Social, enviados à Câmara dos Deputados, revelam que o tempo médio de espera para passar pela perícia médica necessária para receber benefícios do INSS é quase cinco vezes maior na região Nordeste do que no estado do Rio de Janeiro.

Por Da Redação

28/03/2024 às 09:48:14 - Atualizado há

Dados do Ministério da Previdência Social, enviados à Câmara dos Deputados, revelam que o tempo médio de espera para passar pela perícia médica necessária para receber benefícios do INSS é quase cinco vezes maior na região Nordeste do que no estado do Rio de Janeiro.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza a perícia médica como uma etapa para a concessão de benefícios, como por incapacidade temporária (o antigo auxílio-doença).

Os dados foram enviados à Câmara dos Deputados após um questionamento feito ao ministério sobre a promessa do ministro da Previdência, Carlos Lupi, de zerar a fila do INSS até o fim de 2023, o que não aconteceu. A informação é do G1.

Apesar da promessa, feita no início do ano passado, em janeiro deste ano Carlos Lupi afirmou que a fila “nunca vai acabar” e prometeu reduzir o prazo de espera médio para recebimento dos benefícios para 30 dias.

Carlos Lupi, ministro da Previdência. Foto: José Cruz/ Agência Brasil

94 dias é o tempo médio de espera no Nordeste

De acordo com os dados do Ministério da Previdência Social, entre agosto de 2023 e fevereiro deste ano, o tempo médio de espera pela perícia médica caiu em todas as unidades regionais da Previdência Social. Segundo a pasta, a redução se deve a medidas como o pagamento de bônus para peritos e a adoção do Atestmed, modalidade em que a análise é documental, sem passar por perícia médica.

O tempo de espera pela perícia médica, mesmo com a redução, em algumas regiões ainda ultrapassa 45 dias, tempo que a própria pasta cita que deve ser utilizado como "parâmetro temporal para avaliar a qualidade do atendimento da Previdência".

No Rio de Janeiro, a espera caiu pela metade (49,6%) entre agosto e fevereiro, passando de 38 para 19 dias. Já no Nordeste, a redução na espera foi menor (32,3%) e o prazo ainda era de 94 dias em fevereiro, o maior entre as regiões.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a espera média é de 84 dias, 19,9% a menos do que os 105 registrados em fevereiro de 2023 e mais de duas vezes a espera média em qualquer estado da região Sudeste e da região Sul.

O estoque de perícias pendentes também caiu cerca de 27% no período entre agosto de 2023 e fevereiro de 2024. Ainda há, no entanto, uma fila de 842.882 pessoas aguardando a realização dos exames ou análise dos atestados.

“O objetivo de reduzir a fila de atendimento de demandas do público que é atendido pelo INSS e pela Perícia Médica Federal é uma tarefa complexa, que demanda um conjunto de medidas e ações integradas e estruturantes, visando a aumentar a capacidade de análise dos requerimentos de benefícios”, disse a Previdência.

400 mil perícias agendadas

O Ministério da Previdência Social informou que existem 400 mil perícias agendadas no Nordeste e 640 peritos atuando nos nove estados e afirmou que espera que as mudanças feitas no atendimento aceleram a redução na espera.

“Essa queda se mantém progressivamente e acelerará nos próximos meses, já que por meio dos atendimentos por telemedicina estamos utilizando mão de obra de outros estados, como Sul e Sudeste, para atendimentos no Nordeste”, diz a Previdência.

Fonte: ICL Notícias
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo