Geral Gastronomia

Temporada do pinhão já tem data para começar no Paraná

A temporada do pinhão está de volta! Os paranaenses poderão colher, comprar ou vender a semente a partir da próxima segunda-feira (1° de abril).

Por Da Redação

28/03/2024 às 07:45:50 - Atualizado há

A temporada do pinhão está de volta! Os paranaenses poderão colher, comprar ou vender a semente a partir da próxima segunda-feira (1° de abril). A safra se estende, normalmente, até junho.

De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), a medida só é válida para pinhões que já tenham atingido o período completo de maturação, cuidado necessário para ajudar na preservação da espécie e também garantir a saúde dos consumidores.

Caso a medida não seja cumprida, a multa é de R$ 300 a cada 50 quilos apreendidos, além de responsabilização por crime ambiental. A comercialização da semente tem normas e instruções que visam conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, ameaçada de extinção.

Veja também:

Ao cair no chão, animais podem ajudar a semear o pinhão em outros lugares, o que garante a reprodução da árvore. Agentes do IAT e do Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) realizam a fiscalização.

Temporada do pinhão no Paraná

Segundo a edição mais recente do Valor Bruto de Produção (VBP), levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), a temporada do pinhão movimentou R$ 20,8 milhões em 2022.

Conforme a Pesquisa de Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção do pinhão alcançou 4,1 mil toneladas em 2022.

Grande parte da safra está concentrada nos municípios da região Centro-Sul do Paraná, com 2.578 toneladas. A maior produção foi em Inácio Martins, com 700 toneladas colhidas em 2022, seguida por Pinhão, com 556 toneladas, e Turvo com 271 toneladas.

Além do Centro-Sul, as regiões Central, Sul e Sudoeste também concentram o maior volume de produção da semente. Segundo a Seab, por ser um produto extrativista, não há previsão do volume colhido neste ano.

Fonte: Massa News
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo