Geral doença

Enxaqueca é um sinal de alerta "importante" para acidentes vasculares cerebrais, diz estudo

Aqui está outra dor de cabeça para a geração Y e a geração Z: se sofrerem de enxaquecas, poderão enfrentar um risco maior de acidente vascular cerebral, segundo uma nova pesquisa.

Por Da Redação

27/03/2024 às 03:35:38 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Aqui está outra dor de cabeça para a geração Y e a geração Z: se sofrerem de enxaquecas, poderão enfrentar um risco maior de acidente vascular cerebral, segundo uma nova pesquisa.

Os autores do estudo descobriram que fatores de risco de AVC não tradicionais, como enxaquecas, distúrbios de coagulação sanguínea, insuficiência renal e doenças autoimunes, estavam "significativamente associados" à incidência de AVC em adultos com menos de 45 anos.

"Essas descobertas são significativas porque a maior parte de nossa atenção tem se concentrado nos fatores de risco tradicionais", disse a autora principal, Dra. Michelle Leppert, professora assistente de neurologia da Escola de Medicina da Universidade do Colorado, em um comunicado.

"Não devemos ignorar os factores de risco de AVC não tradicionais e concentrar-nos apenas nos factores de risco tradicionais; ambos são importantes para o desenvolvimento de AVC entre os jovens", acrescentou.

Os fatores de risco tradicionais de AVC incluem pressão alta, colesterol alto, diabetes tipo 2, uso de tabaco, obesidade, sedentarismo, abuso de álcool e doença coronariana.

A equipe de Leppert usou solicitações de seguro saúde do Colorado de 2012 a 2019 para comparar os dados de mais de 2.600 pessoas que tiveram derrames com mais de 7.800 pessoas que não tiveram.

Entre os adultos com menos de 35 anos, mais AVCs estavam associados a factores de risco não tradicionais (31% nos homens e cerca de 43% nas mulheres) do que aos factores de risco tradicionais (cerca de 25% nos homens e mais de 33% nas mulheres).

Os investigadores descobriram que a enxaqueca era o factor de risco não tradicional de AVC mais importante nesta faixa etária, levando a 20% dos AVC nos homens e quase 35% nas mulheres.

"Há muitos estudos que demonstram a associação entre enxaquecas e AVC , mas, até onde sabemos, este estudo pode ser o primeiro a demonstrar quanto risco de AVC pode ser atribuído às enxaquecas", disse Leppert.

A enxaqueca é um distúrbio neurológico frequentemente caracterizado por uma dor de cabeça intensa – a American Migraine Foundation estima que pelo menos 40 milhões de americanos vivam com a doença.

E mais de 795.000 americanos sofrem um acidente vascular cerebral todos os anos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças , sendo 71 a idade mais comum para homens e 76 para mulheres.

No entanto, os acidentes vasculares cerebrais estão aumentando em pessoas mais jovens. Kid Cudi, de 40 anos, por exemplo, disse que teve um em 2016 . Hailey Bieber, 27, disse que sofreu um "mini derrame" em 2022 .

"Na verdade, quanto mais jovens forem no momento do AVC, maior será a probabilidade de o AVC se dever a um factor de risco não tradicional", disse Leppert sobre os jovens adultos. "Precisamos de compreender melhor os mecanismos subjacentes a estes factores de risco não tradicionais para desenvolver intervenções específicas."

A pesquisa mais recente constata que os fatores de risco tradicionais de AVC atingem o pico entre adultos de 35 a 44 anos, sendo responsáveis ??por quase 33% dos AVCs em homens e cerca de 40% em mulheres.

Entre as pessoas de 45 a 55 anos, a hipertensão arterial foi o fator de risco tradicional de AVC mais importante.

Os factores de risco não tradicionais foram responsáveis ??por mais de 19% dos AVC nos homens e quase 28% nas mulheres deste grupo da Geração X.

A pesquisa de Leppert foi publicada terça-feira na revista Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes.

Ela reconheceu que as limitações do estudo incluem a falta de informações sobre a raça e etnia dos participantes e que os dados provêm de uma região afetada pela altitude, o que "pode criar condições únicas".

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo