Geral América do Norte

"Síndrome da face demoníaca" altera a visão e atinge menos de 100 pessoas no mundo

Victor J.

Por Da Redação

26/03/2024 às 14:29:26 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Victor J. Sharrah, um americano de 59 anos que trabalhava como caminhoneiro e vive em Clarkesville, no Tennessee, descobriu há três anos que havia desenvolvido a PMO (Prosopo Metamorfopsia). A condição, também conhecida como “síndrome da face demoníaca”, faz com que o homem veja as pessoas com rostos distorcidos, se assemelhando a demônios. As informações são do The Times e do Daily Mail.

Apenas 75 casos de PMO foram registrados. Acredita-se que muitos casos são subnotificados devido à confusão entre o diagnóstico da condição e o de esquizofrenia. A alteração no sistema nervoso pode se desenvolver após um ferimento na cabeça, epilepsia, enxaqueca ou quando o cérebro fica certo tempo sem receber oxigênio e nutrientes.

+ Estudo descarta lesões cerebrais importantes por Síndrome de Havana

+ Conheça síndrome rara que gerou malformação no filho do cantor Zé Vaqueiro

O caso de Victor Sharrah teria começado há cerca de três anos, quando o homem acordou vendo o colega de quarto com um rosto "demoníaco" indo ao banheiro. "Eu pensei: 'O que eu acabei de ver?' Era como algo vindo de um filme", explicou o americano.

O colega de Sharrah estava com a boca esticada, orelhas pontudas, olhos puxados e narinas dilatadas, o que trouxe uma visão de "filme de terror" para o americano. Entretanto, ao sair na rua para passear com o cachorro, o ex-caminhoneiro percebeu que todas as pessoas estavam com a mesma aparência desfigurada.

Inicialmente, o americano considerou que estava ficando louco e pensou em se internar em uma clínica psiquiátrica. A opinião de Sharrah só mudou quando ele buscou um fórum online e perguntou o que estava acontecendo. O questionamento do ex-caminhoneiro foi respondido por um especialista que sugeriu um diagnóstico de PMO.

A condição costuma durar apenas alguns dias ou semanas, entretanto, a de Sharrah já dura três anos. "Já me acostumei a essa condição mas ainda espero que ela se corrija e 'vá embora'", afirmou o americano. Apesar disso, o ex-caminhoneiro não vê imagens e fotos com os rostos distorcidos.

Sharrah não sabe ao certo o que pode ter causado a condição, mas em 2007, ele sofreu uma batida na cabeça ao sair de seu caminhão. Apenas quatro meses antes de ver o colega de quarto com um rosto "diabólico", Sharrah sofreu com a inalação de monóxido de carbono.

Fonte: Isto É
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo