Geral Últimas Notícias

CCJ analisa pedido sobre prisão de Chiquinho Brazão nesta terça

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados marcou para as 14h desta terça-feira (26), a análise do ofício do Supremo Tribunal Federal comunicando a prisão do deputado Chiquinho Brazão, do Rio de Janeiro.

Por Da Redação

26/03/2024 às 10:29:53 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados marcou para as 14h desta terça-feira (26), a análise do ofício do Supremo Tribunal Federal comunicando a prisão do deputado Chiquinho Brazão, do Rio de Janeiro. O relator é o deputado Darci de Mattos, do PSD de Santa Catarina.

O parlamentar foi preso no domingo por determinação do ministro do STF, Alexandre Moraes. Nessa segunda, a primeira turma do tribunal confirmou a decisão. Também no domingo, Chiquinho Brazão foi expulso do União Brasil.

Ele é acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, em março de 2018.

De acordo com a Constituição, um deputado só pode ser preso em flagrante delito de crime inafiançável. Nesse caso, o crime apontado no ofício de Moraes encaminhado à Câmara, é de obstrução de Justiça em organização criminosa.

Por se tratar de matéria urgente, o parecer aprovado pela CCJ será apresentado diretamente no plenário da Casa. Nesse momento, a defesa de Chiquinho Brazão poderá se manifestar por até três vezes, e então ocorrerá a votação, que é aberta. Para que a prisão seja mantida ou revogada, é necessário maioria absoluta, 257 votos.

Em nota divulgada no final da tarde dessa segunda-feira, a assessoria do deputado Chiquinho Brazão afirma que ele é inocente e considera a prisão arbitrária.

Também foram presos, o irmão de Chiquinho Brazão, Domingos Brazão, e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa.

Geral Brasília 26/03/2024 - 09:33 Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional CCJ prisão Chiquinho Brazão Marielle Franco terça-feira, 26 Março, 2024 - 09:33 1:45
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo