Política ? Home Destaques

Gabigol, do Flamengo, é suspenso por dois anos por tentar fraudar antidoping

O atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, foi suspenso na noite de segunda-feira (26) por dois anos, acusado de tentar fraudar um exame antidoping surpresa.

Por Da Redação

26/03/2024 às 10:29:25 - Atualizado há

O atacante Gabriel Barbosa, do Flamengo, foi suspenso na noite de segunda-feira (26) por dois anos, acusado de tentar fraudar um exame antidoping surpresa. O julgamento foi realizado pela Justiça Desportiva Antidopagem, com placar de 5 a 4 a favor da punição. As amostras do exame, apesar da condenação, deram negativo para todas as substâncias proibidas.

O julgamento se iniciou na segunda-feira passada (18), em sessão que terminou sem sentença. Gabigol foi denunciado pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem em 21 de dezembro de 2023. A denúncia se refere a um evento no dia 8 de abril de 2023, véspera da segunda partida da final do Campeonato Carioca, contra o Fluminense.

Por previsão do regulamento antidopagem, a pena começou a valer a partir de 8 de abril de 2023, ainda que o jogador estivesse em atividade no último ano. Ou seja, o atacante poderá voltar a jogar em abril de 2025.

Em nota divulgada em suas redes sociais, ele disse estar confiante que será inocentado — Gabigol entrará com recurso na CAS (Corte Arbitral do Esporte), na Suíça, para tentar reverter a decisão.

”Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu clube e com o torcedor brasileiro”, diz trecho do comunicado. “Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior.”

Entenda o caso Gabigol

Gabigol, como é conhecido Gabriel Barbosa, pode ficar dois anos sem entrar em campo caso seu recurso não seja aceito (Foto: CR Flamengo)

No dia 8 de abril de 2023, técnicos da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foram até o Ninho do Urubu, CT do Flamengo, para realizar o exame antidoping surpresa em alguns jogadores.

Segundo relatos, o atacante Gabriel Barbosa, um dos sorteados para o exame, teria dificultado o trabalho dos profissionais. Ele não teria feito a coleta quando solicitado, indo almoçar antes, teria se irritado quando foi acompanhado ao local para urinar e não teria lacrado o recipiente, como pede o protocolo.

O caso foi relatado pelos oficiais à ABCD, que fez o repasse das informações à procuradoria, para investigação.

Segundo o relato dos técnicos da ABCD, Gabigol não foi até eles antes do treino e ignorou a presença deles depois, indo almoçar antes de fazer o exame. Tratou a equipe com desrespeito e usando “linguagem rude”, de acordo com os relatos. Quando finalmente foi realizar o teste, tentou esconder a genitália, o que é proibido para evitar que o atleta deposite urina de outra pessoa no recipiente.

Denunciado por “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle de doping”, o atleta foi condenado a metade da pena máxima de quatro anos.

Segundo a versão do Flamengo, a decisão de não atender os examinadores imediatamente teria sido de Márcio Tannure, médico do clube.

Gabigol: “Sempre segui as regras do jogo”

A denúncia apresentada pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem relata desrespeito de Gabigol aos responsáveis pela coleta dos exames. O atacante teria se irritado "por estar sempre na lista de jogadores que realizam o exame".

O Código Brasileiro de Antidopagem prevê a suspensão de até quatro anos em caso de condenação para o artigo 122, que refere-se à "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".

Veja o comunicado divulgado por Gabigol na íntegra:

“Gostaria de me pronunciar e esclarecer sobre o julgamento ocorrido hoje, em que fui suspenso por uma suposta tentativa de fraude e exame antidoping.

A despeito do meu respeito pelo Tribunal, reitero que jamais tentei obstruir ou fraudar qualquer exame, e confio que serei inocentado pela instância superior.

Desde o início da minha carreira como jogador de futebol sempre segui as regras do jogo e nunca utilizei substâncias proibidas. Já fui submetido a dezenas de testes, todos sempre negativos, o que reforça meu compromisso com meu clube e com o torcedor brasileiro.

Estou decepcionado com o resultado do julgamento, mas seguirei cooperando com as autoridades esportivas e confiante de que minha inocência será comprovada e restabelecida pela instância superior.

Agradeço a todos pelo apoio neste difícil momento.

Gabriel Barbosa”

Fonte: ICL Notícias
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo