Política hospedagem na embaixada

No Itamaraty, embaixador húngaro fica em silêncio sobre "hospedagem" a Bolsonaro

O governo brasileiro convocou nesta segunda-feira (25) o embaixador da Hungria, Miklos Halmai, para dar explicações no Ministério das Relações Exteriores (MTE).

Por Da Redação

25/03/2024 às 22:23:27 - Atualizado há

O governo brasileiro convocou nesta segunda-feira (25) o embaixador da Hungria, Miklos Halmai, para dar explicações no Ministério das Relações Exteriores (MTE). A convocação ocorreu após reportagem do jornal The New York Times revelar que Jair Bolsonaro ficou “hospedado” por dois dias na embaixada em Brasília.

Segundo o jornalista Jamil Chade, do Uol, Miklos Halmai não foi recebido pelo chanceler Mauro Vieira, mas pela embaixadora Maria Luisa Escorel, chefe do departamento para a Europa.

A reunião durou cerca de 20 minutos e Halmai se manteve em silêncio e não teria prestado as explicações pedidas pelo Itamaraty. O embaixador manteve apenas contato com superiores na Hungria.

Na prática das chancelarias, a convocação de um embaixador visa pedir esclarecimentos e mandar mensagem de que o gesto de um determinado governo estrangeiro não foi bem aceito.

Embaixador: segunda vez no Itamaraty

Na avaliação do Itamaraty, o gesto de “hospedar” Bolsonaro na embaixada seria uma intromissão em assuntos domésticos, o que é proibido nas regras diplomáticas.

Poucos dias antes da ida de Bolsonaro à Embaixada da Hungria, o Itamaraty já havia avisado aos representantes húngaros que não era adequado a intromissão das autoridades de Budapeste em temas de política interna.

Na ocasião, o Itamaraty, sem anunciar publicamente, convocou para consultas o embaixador Miklos Halmai. O motivo foi uma postagem nas redes sociais do primeiro-ministro Viktor Orbán. Nela, o extremista húngaro publicou foto ao lado de Bolsonaro e escreveu: “Um patriota honesto. Continue lutando, senhor presidente”.

Embaixador húngaro foi chamado pelo Itamaraty para dar explicações sobre Bolsonaro (Reprodução/NYT)

Bolsonaro na embaixada

De acordo com o The New York Times, quatro dias após ser alvo da Operação Tempus Veritatis, deflagrada em 8 de fevereiro pela Polícia Federal (PF), e ter o passaporte apreendido, o ex-presidente Jair Bolsonaro teria passado duas noites na Embaixada da Hungria, em Brasília. A informação confirmada pelo ICL Notícias.

Segundo reportagem dos jornalistas Jack Nicas, Christoph Koettl, Leonardo Coelho e Paulo Motoryn, câmeras de segurança da embaixada mostram que Bolsonaro ficou no local com dois seguranças.

As gravações mostram que Bolsonaro chega na noite de segunda-feira, 12 de fevereiro, e sai do local na tarde de quarta-feira, 14 de fevereiro.

Defesa de Bolsonaro

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o ex-presidente passou dois dias na Embaixada da Hungria, em Brasília, para "manter contatos com autoridades do país amigo, inclusive o primeiro-ministro". A "hospedagem" — entre os dias 12 e 14 de fevereiro — foi revelada nesta segunda-feira (25) pelo jornal americano The New York Times.

Fonte: ICL Notícias
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo