Geral Últimas Notícias

Governo Federal envia apoio para emergências em função de chuvas

Representantes dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Saúde foram acionados para apoiar as ações emergenciais em cidades do Sudeste por causa das fortes chuvas que caíram nos últimos dias.

Por Da Redação

23/03/2024 às 19:06:41 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Representantes dos Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional e da Saúde foram acionados para apoiar as ações emergenciais em cidades do Sudeste por causa das fortes chuvas que caíram nos últimos dias.

Alguns integrantes do Grupo de Apoio a Desastres, da Defesa Civil Nacional, seguiram para o Rio de Janeiro para ajudar nos trabalhos de resgate e assistência das vítimas dos temporais que atingiram o estado. Um dos principais pontos de atuação das equipes é a região serrana.

Somente no sábado, sete pessoas morreram em consequência das chuvas. Quatro delas na cidade de Petrópolis, por causa de um desmoronamento.

Os técnicos também vão auxiliar autoridades das cidades afetadas a fazer planos de trabalhos necessários para obter recursos do governo federal, seja para assistência humanitária, o restabelecimento ou a reconstrução.

Já o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, enviou equipes aos locais e também kits com medicamentos, luvas, seringas e ataduras.

O ministro Waldez Góes também entrou em contato com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para disponibilizar a atuação da Defesa Civil Nacional.

O sul do Estado foi fortemente atingido pelo mau tempo. Até o sábado, pelo menos 1.200 pessoas estavam desalojadas.

As equipes de apoio alertam as pessoas que residem em áreas de risco de deslizamento ou inundação. A Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros no 193, caso haja qualquer movimentação do terreno ou trincas e rachaduras em postes e paredes, por exemplo.

Já a Defesa Civil Nacional indica que a população cadastre os telefones celulares, enviando mensagens de texto para o número 40199 com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por mensagem de texto.

Geral Técnicos dos Ministérios da Saúde e da Integração foram acionados Rádio Nacional - São Luís 23/03/2024 - 18:43 Tâmara Freire / Eliane Gonçalves Madson Euler Chuvas Enchentes Alagamentos Sudeste sábado, 23 Março, 2024 - 18:43 2:10
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo