Geral Notícias

Pedágio grátis: moradores de cidade do Paraná terão isenção na tarifa

O pedágio de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, terá isenção de tarifa para os moradores do bairro Marques dos Reis.

Por Da Redação

22/03/2024 às 06:55:33 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O pedágio de Jacarezinho, no Norte Pioneiro do Paraná, terá isenção de tarifa para os moradores do bairro Marques dos Reis. A Justiça Federal determinou a medida nesta quinta-feira (20).

A decisão, estabelecida pelo juiz federal substituto Vinicius Savio Violi, prevê o pedágio grátis na praça do cruzamento da BR-369 com a BR-153. A região que vai receber a isenção de tarifa, Marques dos Reis, conta com cerca de 2 mil moradores.

A medida não é válida para o outro pedágio de Jacarezinho (BR-369), apenas para a praça da interseção da BR-369 com a BR-153. A cobrança vai começar a partir da 0h deste sábado (23) e faz parte do lote 2, administrado pela EPR Litoral Pioneiro.

Pedágio de Jacarezinho

A isenção foi estabelecida pela Justiça Federal após ser verificado que os moradores do bairro Marques dos Reis pagariam pedágio para se deslocarem dentro do município em que moram.

A Prefeitura de Jacarezinho terá que realizar o cadastro dos moradores de Marques dos Reis e, em seguida, informar a concessionária sobre a medida. A decisão também atendeu um pedido da Prefeitura, que buscou isenção da tarifa para o restante da população — solicitação que foi negada.

A cobrança do pedágio para carros, caminhonetes e furgões é R$ 12. Já para caminhão leve, ônibus, caminhão-trator e furgão de dois eixos o valor é de R$ 24.

Cobrança de pedágio no Paraná

A cobrança do pedágio no Paraná vai começar a partir deste sábado (23) nas praças das rodovias dos lotes 1 e 2. Motocicletas, motonetas e bicicletas motorizadas são isentas da tarifa.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o cálculo das tarifas considerou o percentual positivo de 15,75% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Veja também:

Administradas pela Via Araucária, as praças de São Luiz do Purunã (BR-277), Lapa (BR-476), Irati (BR -277), Porto Amazonas (BR-277) e Imbituva (BR-373) vão iniciar as cobranças a partir de 23 de março.

As praças de Carambeí (BR-151), São José dos Pinhais (BR-277), Jacarezinho (BR-153), Jaguariaíva (BR-151), Praça Auxiliar Jacarezinho (BR-153) e Praça Auxiliar Jacarezinho 2 (BR-369) também começam a cobrar tarifa na mesma data.

Fonte: Massa News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo