Litoral Abelhas sem ferrão

Criação de abelhas sem ferrão impulsiona economia local e educação ambiental em Pontal do Paraná

Por JB Litoral

21/03/2024 às 12:49:49 - Atualizado há

Desde 2021, a Prefeitura de Pontal do Paraná tem investido em cursos e capacitações para fomentar a meliponicultura, resultando na criação da AME este ano, que já conta com aproximadamente 35 produtores associados. Com o objetivo de impulsionar a agricultura familiar e promover a educação ambiental, os prefeitos de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes (MDB), e de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior (PSD), marcaram presença no evento.

"Estamos comprometidos em criar oportunidades para nossos produtores locais e fortalecer nossa economia por meio da meliponicultura. As abelhas sem ferrão não apenas geram renda, mas também desempenham um papel importante na preservação do meio ambiente", destacou o prefeito Rudão Gimenes ao JB Litoral.

O prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior, ressaltou a importância da parceria entre os municípios para o desenvolvimento regional. "Eventos como esse fortalecem nossa comunidade e promovem a integração entre os municípios litorâneos. Juntos, podemos alcançar resultados ainda mais significativos", afirmou.

O compromisso dos gestores locais vai além do apoio simbólico. Eles expressaram o desejo de expandir a atividade econômica relacionada à produção de mel e seus derivados, visando beneficiar diretamente os pequenos agricultores da região. Como parte desse esforço, Pontal do Paraná se tornará o ponto de encontro mensal para os próximos eventos da AME, além de sediar novas feiras, cursos e capacitações.

Colmeias nos CMEIs

Um dos aspectos mais inovadores desse movimento é a iniciativa do prefeito Rudão em implantar colmeias de abelhas sem ferrão nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI"s), integrando práticas agroecológicas ao currículo escolar desde a infância. Este projeto, atualmente em elaboração, visa usar a educação ambiental como catalisador para o turismo sustentável, promovendo a floração de plantas melíferas e a criação de meliponários.

Rudão expressou o desejo de expandir a atividade econômica relacionada à produção de mel e seus derivados, visando beneficiar diretamente os pequenos agricultores da região. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

No 5º Encontro e na Melipofeira, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) estiveram presentes para orientar os produtores, enfatizando a importância da segurança alimentar e boas práticas de produção. Um destaque adicional foi a participação do pesquisador Renato Rau, do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná), que apresentou estudos sobre o própolis azul, produzido pelas abelhas sem ferrão da Mata Atlântica do litoral paranaense, despertando o interesse pela sua rica composição medicinal.

Entre os expositores, a chef Débora Lenzi, finalista do programa Caminhos do Campo (RPC/Globo) em 2023, conduziu uma sessão de degustação, revelando o potencial gastronômico do mel das abelhas sem ferrão produzido em Pontal do Paraná.

A iniciativa foi apoiada pela Prefeitura de Pontal do Paraná, as secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Turismo e Desenvolvimento Econômico, a Agência do Trabalhador, a Associação A.Mar, o Instituto Ecoe e o Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

image-22
Com o objetivo de impulsionar a agricultura familiar e promover a educação ambiental, os prefeitos de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes (MDB), e de Morretes, Sebastião Brindarolli Júnior (PSD), marcaram presença no evento. Foto: Prefeitura de Pontal do Paraná

*Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo