Geral GovPr

Cidades do Paraná aparecem novamente em ranking global de comunidades inteligentes

Três cidades paranaenses mantêm posição de destaque na lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, segundo a Smart21 Communities.

Por Da Redação

20/03/2024 às 18:45:35 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Três cidades paranaenses mantêm posição de destaque na lista das 21 comunidades mais inteligentes do mundo, segundo a Smart21 Communities. Curitiba, Ponta Grossa (Campos Gerais) e Assaí (Norte) representam a América do Sul nesta seleção, repetindo a presença do ano anterior. O anúncio foi feito durante a conclusão da conferência sobre Cidades Inteligentes e Comunidades Inteligentes em Taipei, Taiwan, nesta quarta-feira (20).

A Smart21 baseia sua escolha em critérios quantitativos e qualitativos relacionados a seis fatores. Uma dessas cidades selecionadas sucederá Binh Duong, no Vietnã, como a Comunidade Inteligente de 2023, com o anúncio previsto para novembro.

De acordo com o International Community Forum (ICF), as cidades escolhidas demonstraram aplicação dos princípios propostos pelo fórum, com foco em governança para promover prosperidade econômica inclusiva, saúde social e riqueza cultural, fortalecendo assim a comunidade de forma resiliente.

“A diversidade geográfica da lista deste ano é uma das maiores que já vimos, incluindo a primeira comunidade da Turquia. Também observamos um aumento na representação dos EUA e o retorno das comunidades de Taiwan”, comentou Louis Zacharilla, cofundador da ICF.

O governador destacou o papel inovador do Paraná no Smart City 2024. Além disso, enfatizou que o estado está investindo em iniciativas para impulsionar a inovação, como apoio a startups, universidades e desenvolvimento urbano.

O secretário de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel destacou que Ponta Grossa, por exemplo, está dentro da programação de investimentos da pasta para a nova rede de Agências Regionais de Inovação. O Estado vai investir R$ 15 milhões para estruturar esses coworkings públicos em Maringá, Cascavel, Guarapuava, Umuarama, Ponta Grossa, Pato Branco, Foz do Iguaçu, Jacarezinho, Londrina e Paranaguá.

Ponta Grossa, por exemplo, está incluída nos planos de investimento para a nova rede de Agências Regionais de Inovação, enquanto Curitiba já conta com o Vale do Pinhão. Assaí, por sua vez, inaugurou no ano anterior a Agência de Inovação do Vale do Sol, com apoio do Governo Estadual, um espaço reconhecido pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec).

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo