Geral Últimas Notícias

Eduardo dos Santos, mentor do estupro coletivo conhecido como 'Barbárie de Queimadas', é recapturado no RJ

No dia 17 de novembro de 2020, Eduardo dos Santos Pereira, condenado a 108 anos de prisão pelo estupro coletivo de 5 mulheres na cidade de Queimadas, saiu caminhando pelo portão lateral do presídio de segurança máxima da Paraíba, o PB1, localizado em João Pessoa, capital paraibana.

Por Da Redação

19/03/2024 às 17:35:24 - Atualizado há

No dia 17 de novembro de 2020, Eduardo dos Santos Pereira, condenado a 108 anos de prisão pelo estupro coletivo de 5 mulheres na cidade de Queimadas, saiu caminhando pelo portão lateral do presídio de segurança máxima da Paraíba, o PB1, localizado em João Pessoa, capital paraibana. Um agente poderia ter facilitado a sua fuga e desde então foram mais de três anos de espera para que a justiça pudesse encontrá-lo.

Na manhã desta terça (19), Eduardo dos Santos foi preso em uma casa alugada no município de Rio das Ostras (RJ). A informação veio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) da Polícia Civil da Paraíba.

Quatro policiais penais estavam presentes no momento da fuga e prestaram esclarecimentos à Polícia. Apenas um foi autuado por facilitação, mas até o momento ainda não foi denunciado pelo Ministério Público da Paraíba.

Relembre o caso

Situada no Agreste da Paraíba, a cidade de Queimadas foi palco de um dos crimes mais hediondos da história do direito brasileiro e internacional. Trata-se do crime conhecido como a "Barbárie de Queimadas". Cinco mulheres foram estupradas por dez homens – dentre eles três adolescentes. Duas delas foram assassinadas por terem reconhecidos os estupradores: Isabela Pajuçara (27 anos) e Michelle Domingos (29 anos).

O crime foi arquitetado por Eduardo dos Santos Pereira e "oferecido" a seu irmão, Luciano dos Santos Pereira, como presente de aniversário. Foi planejado com ao menos uma semana de antecedência, havendo o conhecimento de todos os homens envolvidos. Eles compraram cordas, fitas adesivas, máscaras entre outros acessórios para a tortura e destruição física dessas mulheres.

Um típico enredo de filme de terror: no dia 12 de fevereiro de 2012, as mulheres foram convidadas para a festa de aniversário de Luciano. Em algum momento da festa, as luzes foram apagadas, o som foi aumentado para que ninguém ouvisse os gritos, e os homens passaram a simular um assalto. As mulheres foram amarradas e estupradas.

Devido à forte pressão do Movimento de Mulheres e Feminista da Paraíba, dos familiares das vítimas e do movimento dos Direitos Humanos, o julgamento do caso foi célere e causou comoção e indignação na população brasileira e mundial. Muitos protestos, movimentações e denúncias foram realizadas pelo movimento na ocasião do crime.

Ainda em 2012, seis dos autores foram condenados por estupro, cárcere privado e formação de quadrilha. A pena somada corresponderia a 186 anos de prisão. Os adolescentes envolvidos iniciaram o cumprimento das respectivas medidas socioeducativas.


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo