Saúde Dengue

Casos de dengue no Paraná passam de 113 mil: dados são alarmantes

Por Massa News

19/03/2024 às 13:33:54 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) mostra que o Paraná já passou dos 113 mil casos confirmados de dengue. Os dados alarmantes apontam ainda que o Estado bateu um novo recorde de confirmações: 22.222 novos casos desde o informe divulgado na semana passada.

Este é o maior número de confirmações deste período epidemiológico, que começou em 30 de julho do ano passado. No total, o Paraná já tem 113.194 casos confirmados da doença e 60 mortes por dengue – 11 a mais do que o informe anterior.

Das 399 cidades paranaenses, 345 apresentaram casos autóctones, quando a doença é contraída localmente, e todos os municípios já tiveram notificações.

As cidades do Paraná com mais casos confirmados de dengue são Apucarana (12.819), Londrina (8.055), Cascavel (6.651), Maringá (5.043) e Paranavaí (3.554).

As 11 mortes que constam neste informe são de pessoas entre 14 e 89 anos, cinco delas sem comorbidades. Quatro óbitos ocorreram na Regional de Londrina, no município de Londrina; quatro ocorreram na Regional de Apucarana, sendo três no município de Apucarana e um em Jandaia do Sul; e Chopinzinho, Toledo e Cianorte registraram um óbito cada.

Dengue no Paraná: estado de emergência em saúde

Com o aumento constante no número de pacientes com dengue, o Governo do Paraná decretou na semana passada situação de emergência em saúde pública para dengue.

O decreto vale por 90 dias, período em que Estado e Municípios devem intensificar ações para controle e combate à doença.

Entre os principais pontos do documento estão a intensificação das visitas domiciliares para identificação e eliminação de focos do mosquito, recomendações relacionadas ao uso de larvicidas e a importância do cumprimento das determinações sanitárias estabelecidas pelo Sistema Único Saúde (SUS).

Sintomas e fases da dengue

A Sesa alerta para os sintomas da dengue: febre, cefaleia, fraqueza (adinamia), mialgias (dor muscular), dor nas articulações (artralgia) e a dor retro-orbitária.

A doença é dividida em três fases clínicas (febril, crítica e de recuperação): a fase febril ocorre nos primeiros três dias do início dos sintomas; a fase crítica ocorre após o terceiro dia, com a diminuição da febre e poderão surgir os sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômitos persistentes, sangramento de mucosa); e a fase de recuperação ocorre aproximadamente no sexto dia evoluindo com progressiva melhora clínica.

Como se prevenir da dengue

Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, além da zika e chikungunya, que também são transmitidas pelo mesmo mosquito. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, por isso algumas ações da população são tão importantes no enfrentamento à doença:

  • Não deixar água parada, eliminando os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evitando desta forma a procriação.
  • Não acumular água em pratos de vasos de plantas. Colocar areia até a borda do pratinho.
  • Não juntar vasilhas e utensílios que possam acumular água (tampinha de garrafa, casca de ovo, latinha, embalagem plástica e de vidro, copo descartável) e guardar garrafas vazias de cabeça para baixo.
  • Entregar pneus velhos ao serviço de limpeza urbana. Caso precise mantê-los, guarde em local coberto.
  • Deixar a tampa do vaso sanitário sempre fechada.
  • Limpar frequentemente as calhas e a laje das casas.
  • Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e limpar uma vez por semana.
  • Preservar o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas.
  • Não jogar lixo em terrenos baldios, construções e praças.
  • Permitir sempre o acesso do agente de combate a endemias em sua residência ou estabelecimento comercial. Ele sempre estará identificado com crachá e uniforme.

Fonte: Massa News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo