Saúde Dengue

Casos de dengue em Pato Branco crescem 359% em 12 dias

Por Diário do Sudoeste

18/03/2024 às 14:24:59 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O boletim epidemiológico da dengue em Pato Branco, referente ao período de 01 de janeiro a 18 de março deste ano, revela um aumento de 122 casos nos últimos doze dias, o que siginifica um crescimento de 360% desde o boletim do dia 6 deste mês. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 1.367 casos suspeitos da doença, resultando em 156 confirmações, sendo 138 delas autóctones, ou seja, adquiridos localmente. Há doze dias, haviam sido registrados 34 casos confirmados, com 26 autóctones, indicando um aumento considerável de novos casos nesse período. Um óbito vinha sendo investigado mas não se confirmou motivado pela doença.

Entre os casos confirmados, 88 afetam o sexo masculino, enquanto 68 atingem o sexo feminino. A distribuição por bairros apresenta o seguinte panorama: Centro liderando com 19 casos, seguido por Alvorada com 17, São Cristóvão com 16 e Planalto com 10 registros confirmados. Outros bairros também apresentam confirmações, com 9 casos cada no La Salle e Cristo Rei e 8 no Pinheirinho e Anchieta. Além disso, bairros como Novo Horizonte, Menino Deus, São Francisco, Bela Vista, Pinheiros, Fraron, Jardim Floresta, Veneza, Santo Antônio e Pagnoncelli, registram mais de 1 caso.

O índice de infestação, um indicador crucial para avaliar a disseminação do mosquito Aedes aegypti, também evoluiu e chegou a 2,9%, classificando o município ainda em estado de alerta mas se aproximando da próxima base de classificação. Neste contexto, é importante destacar que valores acima de 4% seriam considerados como risco alto. Diante dessa situação, as autoridades de saúde do município alertam para a necessidade de medidas preventivas e a colaboração da população no combate aos criadouros do mosquito transmissor. Ações efetivas e conscientização são fundamentais para reverter esse quadro e proteger a saúde da comunidade patobranquense e região.

Em Pato Branco, informações na Vigilância Ambiental pelo telefone 46 3213 1721.


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo