Litoral Cidades

Após dificuldade em contratação de empresa para executar a obra, Ponte Molhada é reconstruída em Morretes

Flávia Barros e Maisy Pires Slide anteriorPróximo slide 1/10 2/10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 10/10 O JB Litoral tem acompanhado de perto a evolução da situação da Ponte Molhada, localizada em Morretes, ao longo dos anos.

Por Da Redação

18/03/2024 às 08:23:02 - Atualizado há
  • 1/10
  • Após dificuldade em contratação de empresa para executar a obra, Ponte Molhada é reconstruída em Morretes 2/10
  • Após dificuldade em contratação de empresa para executar a obra, Ponte Molhada é reconstruída em Morretes 3/10
  • Após dificuldade em contratação de empresa para executar a obra, Ponte Molhada é reconstruída em Morretes 4/10
  • Após dificuldade em contratação de empresa para executar a obra, Ponte Molhada é reconstruída em Morretes 5/10
  • Após dificuldade em contratação de empresa para executar a obra, Ponte Molhada é reconstruída em Morretes 6/10
  • Após dificuldade em contratação de empresa para executar a obra, Ponte Molhada é reconstruída em Morretes 7/10
  • IMG_1106 8/10
  • Foto 1 9/10
  • Após dificuldade em contratação de empresa para executar a obra, Ponte Molhada é reconstruída em Morretes 10/10

O JB Litoral tem acompanhado de perto a evolução da situação da Ponte Molhada, localizada em Morretes, ao longo dos anos. A estrutura, batizada assim devido ao fato de ser submersa pelas águas do rio Marumbi em períodos de chuva e enchente, representa o principal acesso para várias comunidades locais. No entanto, sua condição deteriorada há tempos vinha apresentando sérios riscos à segurança da população.

No ano passado, a Prefeitura de Morretes anunciou que a reconstrução da Ponte Molhada estava entre as obras prioritárias do município e abriu licitação para a execução do serviço. No entanto, no final de novembro de 2023, o processo resultou deserto, quando não há propostas de empresas interessadas em realizar a obra.

Após o resultado, a Administração Municipal contratou a empresa Ernani José Bueno Ltda, de Nova Laranjeiras (PR), em 22 de dezembro do ano passado, por meio de dispensa de licitação, seguindo os mesmos critérios do edital anterior.

A obra entregue


A reconstrução da Ponte Molhada englobou serviços preliminares; demolição da ponte antiga; corte e aterro; fundações de cabeceiras; superestrutura de cabeceiras; aterro e compactação de leito da ponte e; infraestrutura e piso superior. O valor contratado para a execução da obra foi de R$ 488.210,34. A nova estrutura foi entregue à população na última sexta-feira (15).

O secretário municipal de Infraestrutura, Guilherme Machado, explica quais as diferenças entre a antiga e a nova Ponte Molhada. "A ponte anterior tinha apenas 35 metros de extensão e 9 linhas de manilhas de 80 cm. Essa nova ponte tem a estrutura bem mais robusta, com 35 linhas de manilha, 45 metros de extensão e uma vazão de água quatro vezes maior do que a antiga estrutura. O que tínhamos antigamente era que, quando chovia muito, a água demorava três ou quatro dias para escoar, agora não, em apenas algumas horas, no máximo até um dia, essa água já baixa", diz o secretário ao JB Litoral, que acompanhou a reinauguração.

Antes do prazo


O prefeito de Morretes, Junior Brindarolli (PSD), ressalta que a nova ponte oferece segurança à população. "A ponte, que sempre foi uma passagem importante para o transporte das safras dos agricultores da região e visitação de turistas, agora está pronta para conectar nossas comunidades de forma ainda mais segura e eficiente. Uma obra que atende às comunidades do Fortaleza, do Anhaia, toda a área rural e também estudantes. É com muita alegria que a reinauguramos", afirma. "Quero parabenizar também à empresa que executou a obra de forma ágil, pois foi entregue em 50 dias, tempo inferior ao previsto, que era de dois meses", completa Brindarolli.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo