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Empresa arremata restauração em concreto entre Pato Branco e Clevelândia por R$ 149 milhões

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu nesta sexta-feira (15) a sessão de disputa da licitação da restauração em concreto da rodovia PRC-280, que liga Pato Branco a Clevelândia, passando por Mariópolis, na região Sudoeste do estado.

Por Da Redação

17/03/2024 às 08:17:03 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), promoveu nesta sexta-feira (15) a sessão de disputa da licitação da restauração em concreto da rodovia PRC-280, que liga Pato Branco a Clevelândia, passando por Mariópolis, na região Sudoeste do estado. A empresa Hiconci Hidráulica e Construção Civil Ltda. foi declarada arrematante, com uma proposta de R$ 149 milhões.

Após o anúncio, a empresa tem o prazo de três dias úteis para submeter suas planilhas de preço atualizadas e demais documentos exigidos pelo edital. Esses materiais serão analisados pela comissão de contratação do DER/PR, que então publicará o resultado final no Diário Oficial e no portal Compras Paraná, confirmando a Hiconci como vencedora ou, caso necessário, convocando a segunda colocada.

A licitação contou com a participação de quatro empresas, das quais duas foram desclassificadas por apresentarem propostas consideradas inexequíveis. O projeto contempla a restauração total de 37,49 quilômetros da PRC-280, empregando a técnica de whitetopping, que consiste na reciclagem do asfalto existente para servir de base ao novo pavimento rígido de concreto. A iniciativa prevê ainda a adição de terceiras faixas em pontos estratégicos, melhorando significativamente a infraestrutura e segurança da via.

Detalhes do projeto incluem faixas de rolamento com 3,50 metros de largura e acostamentos de 2,50 metros, além da instalação de sinalizações horizontal e vertical, sistema de drenagem superficial e defensas metálicas. O projeto visa não apenas à melhoria da pavimentação, mas também ao alargamento da rodovia em áreas necessárias e à preservação ambiental com o plantio de grama nos taludes.

Este empreendimento adota a Concorrência com Regime de Contratação Integrada, licitando tanto a elaboração dos projetos básico e executivo quanto a execução da obra, com o objetivo de otimizar o entrosamento entre projetistas e construtores. O prazo contratual previsto é de 450 dias, divididos entre a elaboração dos projetos (90 dias) e a execução da obra (360 dias).

Em paralelo, a pavimentação em concreto do trecho entre Palmas e Clevelândia na PRC-280 já está em andamento, representando o segundo segmento da rodovia a ser beneficiado com a técnica whitetopping, com um investimento de R$ 188,2 milhões para 45 quilômetros de rodovia. Esse conjunto de obras ressalta o compromisso do estado do Paraná em aprimorar sua infraestrutura rodoviária, promovendo maior segurança e eficiência no transporte.

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Jornalista Luciana Pombo

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