Litoral Previsão do Tempo

Sensação térmica em Antonina e Morretes ultrapassa os 50 graus; calor forte deve se repetir no domingo e próximos dias

O verão se despede na próxima quarta-feira (20), mas parece que se recusa a pensar em ir embora.

Por Da Redação

17/03/2024 às 04:14:26 - Atualizado há

O verão se despede na próxima quarta-feira (20), mas parece que se recusa a pensar em ir embora. Neste sábado (16), todo o Litoral sofreu com as altas temperaturas, condição presente no Paraná por inteiro. Durante a tarde, as temperaturas ficaram bastante elevadas e, apesar das chuvas em algumas áreas do estado, que aliviaram, momentaneamente, o calor, continuou quente na maioria das cidades. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o Litoral todo registrou temperaturas acima dos 30 graus neste sábado:

Morretes e Antonina registraram a maior sensação térmica do Paraná, neste sábado (16). Foto: Gilson de Abreu/AEN

Antonina 35,3

Guaraqueçaba 36,7

Guaratuba 30,9

Morretes 35,6

Paranaguá 33,1

Matinhos e Pontal do Paraná ficaram na casa dos 32 graus

Tempo abafado aumenta a sensação de calor

Mas se as temperaturas nos termômetros já eram assustadoras, a sensação térmica era ainda pior. De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, a mais alta foi registrada aqui no Litoral.

"Praticamente todas as regiões apresentaram valores superiores aos de temperatura, pois neste sábado a umidade do ar foi mais alta, com isso, a sensação térmica ficou entre 3°C e 10°C mais alta. Destaque mesmo foi para Antonina e Morretes: um pouco acima dos 50 graus", disse Jacóbsen.

Calor continua

A previsão para este domingo (17) é que a instabilidade atmosférica aumente sobre as diversas regiões paranaenses. "Presença de uma frente fria sobre o oceano, na altura do Sul do Brasil, favorece a formação de áreas e linhas de instabilidade em boa parte do Paraná. Pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas e ventos fortes ocorrem em vários setores do estado. Possibilidade de chuvas a qualquer momento do dia", afirma a previsão do Simepar.

Para domingo, as temperaturas nos municípios do Litoral devem ficar no mesmo patamar registrado sábado. Para desespero dos mais sensíveis às altas temperaturas, o calor forte permanece até a próxima quinta-feira (21), primeiro dia do outono.

Cuidados com a saúde

O calor intenso pode provocar alguns problemas de saúde, aumentando, por exemplo, o risco de desidratação, insolação e o agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Para amenizar os efeitos das altas temperaturas, alguns cuidados são fundamentais.

O principal deles é beber bastante água, mesmo antes de sentir sede, para manter o corpo hidratado. Além disso, a água também ajuda a manter a temperatura do corpo mais resfriada, reduzindo os riscos de uma insolação.

Em onda de calor semelhante à vigente atualmente, no mês passado, o governo do estado vizinho, Santa Catarina, lançou um alerta e orientou a população a como agir durante os dias quentes:

– Aumentar a ingestão de água e outros líquidos, mesmo se não houver sede, oferecendo sempre a crianças e idosos;

– Ingerir alimentos leves e frescos, como saladas e frutas, de mais fácil digestão;

– Usar roupas leves, largas e de cores claras, que facilitam a diminuição da temperatura corporal;

– Procurar locais ventilados ou com sombras e mais frescos;

– Evitar atividades físicas das 10h às 16h, usando sempre bonés, roupas com proteção solar e protetores solares nos demais horários;

– Evitar locais fechados como veículos nesses horários de calor mais intenso, mantendo sempre janelas abertas ou sistema de ventilação ligado.

Fonte: JB Litoral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo